Projeto de Confúcio Moura que garante abono natalino para Soldados da Borracha avança no Senado

Loterias

Carregando resultados da Mega Sena...

Carregando resultados da Quina...

Carregando resultados da Lotofacil

Horóscopo

Moedas

Projeto de Confúcio Moura que garante abono natalino para Soldados da Borracha avança no Senado


Confúcio Moura ressalta que o Estado abandonou esses trabalhadores, estimando que cerca de 60 mil foram alistados para a Campanha da Borracha Brasileira.


 

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal (CAS) aprovou nesta quarta-feira (12) o Projeto de Lei nº 5.926/2023, de autoria do senador Confúcio Moura (MDB-RO), que assegura o abono natalino aos soldados da borracha. Esta proposta altera a Lei do Seringueiro (Lei 7.986, de 1989), que já havia estabelecido a pensão mensal vitalícia para esses trabalhadores.

 

A proposição recebeu parecer favorável do senador Alan Rick (Patriotas-AC). O texto faz alterações na Lei do Seringueiro ( Lei 7.986, de 1989 para incluir o abono natalino anual, no mesmo valor da pensão mensal, a ser pago até o dia 20 de dezembro de cada ano. Agora segue para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

 

O senador destaca que este projeto é um reconhecimento aos seringueiros, conhecidos como “soldados da borracha”, que foram recrutados entre 1943 e 1945 pelo governo brasileiro e enviados à Amazônia para extrair látex a fim de atender à demanda dos Estados Unidos durante a 2ª Guerra Mundial. Para ele, a aprovação do PL é uma questão de justiça, uma vez que esses trabalhadores sacrificaram suas famílias e colocaram suas vidas em risco ao prestar um serviço vital ao país.

 

 “Foi prometido a esses trabalhadores que, após a guerra, poderiam retornar a suas terras de origem. Contudo, a maioria acabou morrendo de doenças como malária ou devido às adversas condições da selva. Os sobreviventes, por sua vez, ficaram na Amazônia, incapazes de arcar com o custo da viagem de volta ou endividados com os proprietários de seringais”, explicou o parlamentar.

 

Confúcio Moura ressalta que o Estado abandonou esses trabalhadores, estimando que cerca de 60 mil foram alistados para a Campanha da Borracha Brasileira. “Foi uma máquina eficiente e mortífera, que resultou na morte de mais de 30 mil trabalhadores nos solos amazônicos”, enfatizou.

 

Para fins de comparação, o senador também aponta que houve 454 mortes entre os 20 mil soldados brasileiros que lutaram na 2ª Guerra Mundial, ressaltando a injustiça enfrentada pelos soldados da borracha, que não receberam o mesmo reconhecimento e benefícios que os ex-combatentes.

 

Impacto Orçamentário

 

Em seu projeto, Confúcio Moura justifica que o impacto orçamentário estimado para a aprovação da proposição seria inferior a R$ 1,5 milhão por ano, um valor que considera “inexpressivo”. Ele observa ainda que todos os soldados da borracha atualmente têm idade avançada.

 

— Segundo dados extraídos do Boletim Estatístico da Previdência Social, entre 2013 e 2023, houve uma queda de aproximadamente 11,5 mil para 6,5 mil beneficiários. Estima-se que a redução no quantitativo dos beneficiários seja de 5% ao ano. O beneficiário mais jovem possui 85 anos e não há novos ingressantes no benefício desde 2015. 


Site desenvolvido por:
Harlley Rebouças
www.harlley.com.br