Governador Marcos Rocha afirma que concluirá mandato. Com isso, Luana desiste da Câmara
![]() |
A decisão movimentou os bastidores da política neste final de semana e foi recebida com muita surpresa por líderes políticos que estavam no evento. |
Em um almoço de confraternização com secretários em Porto Velho, o governador Marcos Rocha (União Brasil), anunciou a desistência de disputar o Senado nas eleições de 2026. No mesmo evento, ele confirmou também que a primeira-dama Luana Rocha (União Brasil) estará fora do processo eleitoral. Luana deveria concorrer à uma vaga a Câmara Federal.
A decisão movimentou os bastidores da política neste final de semana e foi recebida com muita surpresa por líderes políticos que estavam no evento. Marcos Rocha deveria renunciar ao governo em abril para disputar uma vaga ao Senado. No mês passado, o governador chegou a conversar com o ex-senador Expedito Júnior (PSD) e estava trabalhando um possível apoio à eleição de governo do prefeito de Cacoal, Adailton Fúria (PSD). No encontro, foi oferecida a vaga de Senado ao governador.
A decisão de Marcos Rocha, segundo secretários ouvidos pelo site, muda o cenário político. O vice-governador Sérgio Gonçalves (União Brasil) já trabalhava projeto de reeleição, com a renúncia de Marcos Rocha.
Até o momento, duas candidaturas estariam definidas ao governo: Adailton Fúria e do senador Marcos Rogério (PL). Uma terceira opção começou a surgir no cenário político. Trata-se do prefeito de Vilhena, Flóri (Podemos). Após o anúncio da desistência, o núcleo político do governador deve ser reunir no próximo ano para avaliar o cenário e, na ocasião, anunciar apoio político.
Fonte: Valor&MercadoRO
Texto: Marcelo Freire
