Servidores da prefeitura são capacitados sobre a Lei Lucas
![]() |
| De acordo com o técnico em segurança do trabalho, Thiago Gomes de Oliveira, a iniciativa fortalece a segurança no ambiente escolar, |
Instituída após a morte do menino Lucas Begalli Zamora, a Lei Federal nº 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas, reforça a obrigatoriedade de capacitação em primeiros socorros para profissionais da educação. Em Porto Velho, a Prefeitura vem cumprindo a legislação por meio de ações realizadas pela empresa Total Life, responsável pela gestão da saúde ocupacional dos servidores municipais.
A legislação determina que parte dos professores e funcionários das instituições de ensino seja treinada para agir preventivamente em situações de emergência até a chegada de atendimento médico especializado.
Na manhã desta sexta-feira (20), servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), entre professores, orientadores e demais colaboradores, participaram de um curso de primeiros socorros, combate a princípios de incêndio e atendimento em casos de engasgo em crianças. A capacitação foi realizada no Teatro Banzeiros, localizado na região central da capital.
De acordo com o técnico em segurança do trabalho, Thiago Gomes de Oliveira, a iniciativa fortalece a segurança no ambiente escolar, garantindo que as unidades contem com profissionais preparados para agir em situações de urgência.“Esse treinamento oferece noções sobre como realizar o primeiro atendimento em casos de cortes, engasgos ou desmaios. Estamos compartilhando esse conhecimento para que todos possam aplicar nas suas unidades de ensino”, destacou.
"A Prefeitura de Porto Velho segue comprometida com a segurança no ambiente escolar e com a proteção da comunidade, investindo na prevenção de acidentes e na qualificação contínua dos profissionais para situações de emergência", disse Giordani dos Santos Lima, Secretário Municipal de Educação (Semed).
Texto: João Paulo Prudêncio
Edição: Secom
Imagens: José Carlos
