Loterias

Carregando resultados da Mega Sena...

Carregando resultados da Quina...

Carregando resultados da Lotofacil

Horóscopo

Moedas

Estresse do vestibular cresce no fim do ano: psicóloga orienta famílias e jovens a enfrentar a pressão

Especialista explica como apoiar estudantes durante dezembro e janeiro, período marcado por ansiedade, expectativas e decisões importantes


Com a proximidade das provas e dos resultados de vestibulares, dezembro e janeiro se tornam meses especialmente desafiadores para muitos jovens. A transição entre adolescência e vida adulta já é, por si só, um momento de intensas descobertas, e quando somada à escolha da profissão e à pressão para alcançar um bom desempenho, pode gerar níveis elevados de ansiedade e estresse. Segundo a psicóloga Carine Kremer, coordenadora do curso de Psicologia da Afya Ji-Paraná, esse é um período em que expectativas da família, da escola e da sociedade que se misturam, aumentando o peso emocional sobre o estudante.

“Os jovens querem suprir as expectativas das pessoas ao redor e, ao mesmo tempo, corresponder às próprias expectativas. O medo de decepcionar e a busca por aprovação podem paralisar”, explica Carine. Para a especialista, quanto maior a pressão, maior a chance de surgirem sintomas como irritabilidade, alterações no sono, mudanças no apetite, isolamento e queda no rendimento. Por outro lado, quando o estudante consegue relaxar e confiar no próprio preparo, o desempenho tende a ser mais positivo.

Carine reforça que a família tem papel fundamental nesse processo. A orientação é manter um diálogo aberto, sem comparações ou cobranças excessivas, demonstrando apoio incondicional — inclusive caso seja necessário repetir a prova. “Ouvir sem julgar e mostrar que a casa é um espaço seguro reduz a ansiedade. Em alguns casos, a presença de um psicólogo pode ser decisiva, oferecendo acolhimento profissional e ajudando o jovem a identificar os pontos que geram maior pressão”, destaca.

Mesmo quando o resultado não é o esperado, a recomendação é evitar decisões impulsivas. Uma pausa, descanso e uma reflexão madura sobre as dificuldades encontradas ajudam a reorganizar estratégias e compreender o quanto fatores emocionais podem ter influenciado o desempenho.

Para enfrentar esse período, Carine lembra da importância de incluir momentos de prazer na rotina: “pequenas pílulas de felicidade”, como atividades de lazer, ajudam a aliviar a tensão e favorecer o retorno aos estudos com mais foco e bem-estar.

Afya Amazônica

A Afya tem uma forte relação com a Amazônia, com 16 unidades de graduação e pós-graduação na Região Norte. O estado de Rondônia conta com duas instituições de graduação (Afya São Lucas e Afya Ji-Paraná). Tem ainda onze escolas de Medicina em outros estados da Região: Amazonas (2), Pará (4), Rondônia (2) e Tocantins (3). Além delas, a Afya também está presente na região com 3 unidades de pós-graduação médica nas capitais Belém (PA), Manaus (AM) e Palmas (TO).

Sobre a Afya

A Afya, maior ecossistema de educação e tecnologia em medicina no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 33 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.653 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 23 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo "Valor Inovação" (2023) como a mais inovadora do Brasil, e "Valor 1000" (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio "Executivo de Valor" (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 - Saúde e Bem-Estar. Mais informações em http://www.afya.com.br  e ir.afya.com.br.   

Mais informações em http://www.afya.com.br e ir.afya.com.br.


Site desenvolvido por:
Harlley Rebouças
www.harlley.com.br