Loterias

Carregando resultados da Mega Sena...

Carregando resultados da Quina...

Carregando resultados da Lotofacil

Horóscopo

Moedas

Ieda Chaves participa de encontro nacional que articula pauta feminina no Legislativo


Parlamentar defende que a política demanda sensibilidade e um olhar plural na busca de políticas públicas. 


A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) integrou a comitiva rondoniense durante a 1ª Marcha Nacional dos Deputados Estaduais, realizada na última segunda-feira (24), em Brasília (DF). O evento é promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) em parceria com a Confederação Nacional de Municípios. O evento encerra hoje (25).

A programação de abertura incluiu o Encontro Nacional de Legisladoras, que reuniu parlamentares estaduais de todas as regiões do país para debater o fortalecimento da representação política feminina. Durante o encontro, foi instituído o Fórum Nacional de Mulheres Legisladoras, instância permanente voltada ao diálogo e à articulação entre mulheres que ocupam cadeiras nos parlamentos estaduais e municipais.

Na avaliação da parlamentar, que também preside a Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), a política demanda sensibilidade e um olhar plural. “Não é questão de ser mais, é questão de sermos iguais. Porque nós, mulheres, temos um olhar diferente, nós temos uma sensibilidade diferente. E o homem e a mulher se completam e a sociedade ganha, todos ganham”, afirmou.

A presidente da Unale, deputada Tia Ju (Republicanos - RJ), reforçou o papel da iniciativa. “A realização deste encontro fortalece os nossos princípios, mulheres que legislam, que lideram, que constroem pontes e que enfrentam desafios. A Unale reafirma seu compromisso com a ampliação da participação feminina nos espaços de poder e, principalmente, nos Legislativos Estaduais”, declarou aos participantes do evento.

Troca de experiências

O encontro também consolidou uma rede de apoio e troca de experiências entre as legisladoras, além de fortalecer a agenda de gênero nas casas legislativas. As parlamentares apresentaram a Carta das Mulheres Parlamentares em um espaço de leitura, debate e aprovação do documento, que reúne pautas prioritárias das representantes de todas as regiões do país.

“Quero Você Eleita”

A cofundadora do movimento “Quero Você Eleita”, Gabriela Rollemberg, contribuiu com reflexões sobre o tema e apresentou a Carta das Mulheres para a 30ª Conferência das Partes (COP30), construída por diferentes órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

“É uma construção coletiva de várias organizações. Mais de 80 instituições colaboraram e participaram. A Unale contribuiu para que possamos não só trazer as mulheres para a política, mas fazer com que elas permaneçam. Seja quem você for, é importante ter consciência da relevância da representação feminina”, disse Gabriela.

Protagonismo feminino

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2024, as mulheres representam 52,4% do eleitorado, o que confirma a predominância do público feminino nas estatísticas nacionais. “Mulher inspira mulher com competência, com o olhar atento e com a luta. Porque isso é lutar, é mostrar para outras mulheres que nós podemos. Só precisamos sair da zona de conforto e agir para ajudar outras mulheres, para ajudar a sociedade como um todo. É isso. Eu sou uma, mas não sou só”, concluiu Ieda Chaves.



Site desenvolvido por:
Harlley Rebouças
www.harlley.com.br