Casal britânico idoso é solto pelo Talibã após ser mantido preso por 7 meses no Afeganistão
![]() |
Em comunicado, o governo do Reino Unido disse estar "aliviado" com a libertação do casal e agradeceu ao Catar pela ajuda na mediação.
Um casal britânico idoso que havia sido detido pelo Talibã no Afeganistão em fevereiro foi libertado nesta sexta-feira (19) e levado para Doha, no Catar, após meses de negociações, segundo a agência de notícias Reuters.
Barbie e Peter Reynolds, de 76 e 80 anos, respectivamente, foram detidos junto com outras duas pessoas em 1º de fevereiro pelo Ministério do Interior do Talibã, que governa o Afeganistão. À época de sua prisão, a família dos idosos manifestou sérias preocupações quanto à saúde deles e à sua capacidade de sobreviver sob custódia do grupo.
O casal britânico trabalhava em uma ONG e conduzia projetos em escolas na província de Bamiyan, no centro do país, e foram presos após usarem um avião sem informar as autoridades locais, afirmou a rede britânica "BBC" com base em fontes oficiais do Talibã. Eles estavam no Afeganistão há 18 anos e decidiram permanecer no país mesmo após a tomada de poder pelo Talibã, ocorrida em 2021.
Os idosos foram libertados após meses de negociações entre o governo britânico e o Talibã, com mediação do Catar e participação de um representante a família deles, afirmou a Reuters com base em uma autoridade com conhecimento das tratativas.
“Durante os oito meses de detenção — em grande parte mantidos separados —, a embaixada do Catar em Cabul lhes deu apoio essencial, incluindo acesso ao médico, entrega de medicamentos e comunicação regular com a família”, afirmou à Reuters a autoridade, que não foi identificada.
Segundo a "BBC", Barbie e Peter foram libertados "de forma segura". Eles passarão por exames médicos no Catar antes de retornarem ao Reino Unido. Não foram divulgadas informações detalhadas sobre o estado de saúde dos idosos até a última atualização desta reportagem.
Em comunicado, o governo do Reino Unido disse estar "aliviado" com a libertação do casal e agradeceu ao Catar pela ajuda na mediação.