Loterias

Carregando resultados da Mega Sena...

Carregando resultados da Quina...

Carregando resultados da Lotofacil

Horóscopo

Moedas

Dia Nacional dos Surdos é celebrado pela Assembleia Legislativa de RO

 Setembro é um mês de intensa celebração, conscientização e mobilização pelos direitos da comunidade surda em todo o mundo. Com datas simbólicas como o Dia Internacional das Línguas de Sinais (23 de setembro), o Dia Nacional dos Surdos (26 de setembro) e o Dia Mundial dos Surdos (30 de setembro), o período, conhecido como "Setembro Azul" ou "Orgulho Surdo", reforça a identidade linguística da comunidade e a busca por inclusão efetiva.


No Brasil, o Dia Nacional dos Surdos celebra a fundação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), em 1857, um marco histórico para a educação formal de surdos no país. Segundo Danilo Ramos, presidente da Associação de Surdos de Porto Velho (ASPVH), essas datas "têm grande valor simbólico e político, representando momentos de luta, conquistas e reafirmação da identidade surda".

Para a intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) da Assembleia Legislativa (Alero), Cleidiane de Melo, o dia 26 é "cheio de significados, para um povo que sofre preconceitos e vive, ainda hoje, numa sociedade que não os compreende como capaz de ser e viver como qualquer outra pessoa". Ela destaca que eles se percebem "não como deficientes, mas como surdos, donos de uma língua e capazes de comunicação".

Alero destaca inclusão e acessibilidade

A conscientização promovida pelo Setembro Azul encontra eco na Assembleia Legislativa de Rondônia, que tem intensificado ações institucionais para discutir e destacar a acessibilidade e o diálogo com a comunidade surda.

Site desenvolvido por:
Harlley Rebouças
www.harlley.com.br