Eyder Brasil apresenta projeto de lei para instalar câmeras em salas de aula da rede estadual

Eyder Brasil apresenta projeto de lei para instalar câmeras em salas de aula da rede estadual


O projeto prevê que o acesso às imagens seja restrito à direção escolar, à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e às autoridades competentes mediante solicitação justificada.

 

O deputado estadual Eyder Brasil (PL) apresentou projeto de lei que autoriza o governo do estado a instalar câmeras de videomonitoramento — sem captação de áudio — nas salas de aula das escolas públicas estaduais.


O objetivo é prevenir violência física ou psicológica, no ambiente escolar e auxiliar em investigações de incidentes.

O projeto prevê que o acesso às imagens seja restrito à direção escolar, à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e às autoridades competentes mediante solicitação justificada. As imagens devem ser armazenadas em sistema seguro, com controle de acesso, e não podem ser usadas para avaliação pedagógica ou disciplinar individual.

A proposta determina comunicação transparente com a comunidade escolar sobre a presença e finalidade das câmeras. Escolas com maiores índices de violência, conforme dados da Seduc, terão prioridade na instalação. Dados recentes do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, apenas 20% das escolas na região Norte possuem câmeras internas, número abaixo da média nacional de 44%.
Post Navi

Postar um comentário

0 Comentários