Loterias

Carregando resultados da Mega Sena...

Carregando resultados da Quina...

Carregando resultados da Lotofacil

Horóscopo

Moedas

OPINIÃO DE PRIMEIRA- Destruição e gado esquelético apreendido pelo ICMBIO e Ibama: Senado denuncia apreensões ilegais na amazônia

 OPINIÃO DE PRIMEIRA – DOMINGO – 28. 06.2026

 


DESTRUIÇÃO E GADO ESQUELÉTICO APREENDIDO PELO ICMBIO E IBAMA: SENADO DENUNCIA APREENSÕES ILEGAIS NA AMAZÔNIA

 

          O Brasil assiste, atônito, mas de braços cruzados e inerte, o que o Ibama, o ICMBio, a Força Nacional e outras forças policiais de governo (e não de Estado) continuarem com o projeto de destruição de casas, de currais; de destruição da balsas e dragas, muitas usadas como casa das famílias, em Rondônia e em toda a Amazônia.

          Baseada em decisões judiciais dentro do aparelhamento da estrutura do sistema implantado no Brasil, a truculência oficial, o terrorismo ambiental chega à vida dos pobres produtores, porque eles são a enorme maioria. Cada uma das ações cinematográficas, com policiais usando balaclavas, como se fossem criminosos, fortemente armados, apavoram exatamente aqueles que esperavam proteção e não serem alvos da brutalidade. 

           Agora, outra faceta destas ações foi denunciada no Senado Federal. A Comissão de Agricultura recebeu denúncia de maus tratos de animais que foram apreendidos pelo Ibama, no Pará. No Congresso, produtores afirmaram que dos 337 animais apreendidos em uma operação, 157 morreram ou acabaram fugindo do fiel depositário. Este não seria um caso isolado na região amazônica.

          Vídeos e fotos mostrados aos senadores, atestam que parte do gado devolvido está esquelético, comprovando abandono e maus tratos. Plínio Valério questiona o Ministério do Meio Ambiente, sobre o destino de milhares de cabeças de gado apreendidas em operações conduzidas pelo ICMBio e pelo Ibama na Amazônia, inclusive em Rondônia.

          A iniciativa ocorre após relatos apresentados em audiência pública no Senado sobre mortes de animais, falta de rastreabilidade e dúvidas sobre a destinação dos rebanhos retirados durante ações de fiscalização.

          O presidente do órgão, Jair Schmitt, defende o órgão que comanda. Ele disse que a responsabilidade pela guarda dos animais passa ao depositário após a formalização da apreensão. Ele passa a responsabilidade aos depositários, que devem manter o gado cuidado, assim como outros bens recebidos.

         A declaração motivou novas cobranças de produtores e parlamentares sobre os mecanismos de fiscalização adotados após a apreensão dos rebanhos. O senador do Amazonas pretende solicitar informações sobre toda a cadeia de destinação dos animais apreendidos, incluindo os procedimentos de transporte, guarda, doação e abate dos rebanhos.

            Para ele e outros senadores da região, também devem ser cobrados dados sobre a rastreabilidade do gado, o número de animais apreendidos, mortos, abatidos ou doados, os frigoríficos responsáveis pelo recebimento dos lotes e a destinação dos recursos eventualmente arrecadados.

           Enquanto isso, o governo Lula mantém a guerra contra os produtores e suas posses.

 

 

STF AINDA NÃO CORRIGIU ABSURDA INJUSTIÇA, MESMO PGR PEDINDO ANULAÇÃO DA CONDENAÇÃO DE ACIR GURGACZ

         Quem ainda acredita na Justiça deste país, sabe que, mais dia menos dia; mais governo menos governo; mais política e menos política, as injustiças serão corrigidas. Elas já atingiram muita gente, inclusive em Rondônia, como Ivo Cassol, Roberto Sobrinho, Everton Leoni Acir Gurgacz e tantos outros.

          Para Acir, cada dia que passa tem marcado cada vez mais certezas que, mesmo com o STF ainda não acatando pedido da PGR para anular seu julgamento,  um dia isso vai acontecer. Se isso ocorrer, seria uma importante correção de uma das maiores aberrações já cometidas contra um detentor de mandato neste país.

          A Procuradoria Geral da República pediu que o Supremo anule a condenação contra Acir, que foi considerado culpado num processo absurdo, em que ele era fiador de um empréstimo religiosamente pago e pior: os outros fiadores sequer foram julgados. Ou seja, fica claríssimo que havia apenas um alvo. Por enquanto, a resposta, infelizmente, tem sido negativa.

          O empresário rondoniense, com uma rica história de dedicação a Rondônia, como a tem toda a sua família, perdeu seu mandato como Senador por uma daquelas injustiças, que nunca se compreenderá no todo. Agora, caso o STF atendesse a orientação da PGR, tudo seria anulado. Não foi. Assim, continua o sofrimento de Acir, de seus familiares, dos seus amigos e eleitores.

          Um dos comandantes de um grupo econômico que tem várias empresas e dá mais de 13 mil empregos, Acir ainda sofre (mas daí apenas dos seus adversários políticos, sempre temerosos do seu potencial nas urnas) a tentativa de transformá-lo em esquerdista, por ser presidente do PDT. Ora, essa acusação descerebrada não tem como ser levada a sério!

          No próximo dia 2 de julho, quinta-feira da semana que vem, o TRE pode decidir, finalmente, que Gurgacz está liberado para disputar o Senado. E se ele entrar na batalha pelas duas vagas, chega com chances reais de chegar lá!

 

DIREITA, CENTRO- DIREITA E ESQUERDA: QUAIS SÃO AS IDEOLOGIAS POLÍTICAS REPRESENTADAS PELOS CONCORRENTES AO GOVERNO?

          Quantos candidatos de direita e centro-direita  e esquerda e extrema esquerda haverá na eleição deste ano, em Rondônia? Dos principais nomes, Marcos Rogério se declara como o único candidato de direita. E o é, não há o que contestar.  Mas e os outros? Mesmo em partidos diferentes, tanto Adailton Fúria quanto Hildon Chaves nada têm em comum com a esquerda: são de centro-direita. No caso de Rogério, seu vice, o deputado Delegado Camargo é mais da extrema direita. Já os outros dois vices, Everton Leoni, de Fúria e Cirone Deiró, de Hildon, igualmente sempre se postaram na centro-direita ou seja, a direita moderada.

           E o jovem emedebista Pedro Abib? Mesmo aliado de Confúcio Moura, o mais lulista dos políticos rondoniense, fora do PT, Abib já deixou claro que tem posicionamentos próprios e que não vai seguir, necessariamente, os passos do presidente regional do partido. De família de empreendedores, Abib é um dos comandantes da Faculdade Católica de Rondônia, uma das maiores  e mais respeitadas entidades educacionais do Estado. Abib ainda não escolheu seu vice. Virá da direita ou da esquerda?

              Da esquerda mesmo, há outros três candidatos ao Governo. O mais conhecido deles é Expedito Netto, ex-deputado federal e que ocupou, até há pouco, cargo no Ministério da Pesca do governo Lula. O candidato petista ao Governo ainda não escolheu seu vice. Samuel Costa, do PSB, é outro lulista de carteirinha. Chegou a lamentar, publicamente, que nem os petistas rondonienses defendiam o atual Presidente como ele. Ainda está sem vice.

                Na relação, ainda consta o advogado Luiz Teodoro, do Psol, o partido nanico que jamais elegeu sequer um vereador em Rondônia. Teodoro, ao contrário da sigla que representa, não atua no radicalismo político de esquerda. Prova disso é que, como profissional, defendeu réus do 8 de Janeiro. Também não tem vice, até agora.

 

ABIB ORGANIZA NOMINATAS DO MDB PARA CÂMARA E ASSEMBLEIA E COMEÇA A PERCORRER RONDÔNIA PELO GOVERNO

           Claro que ele não confirma e nem reclama, porque não é do seu estilo. Mas não se pode dizer que o jovem Pedro Abib, candidato do MDB ao Governo, não esteja enfrentado pedreiras e dificuldades para reorganizar seu partido e manter-se como um nome não só novo, mas viável ante o eleitorado rondoniense.

            Conversar com ele é sentir que, mesmo com todas as dificuldades iniciais, há um enorme potencial neste ainda jovem empresário, professor e mestre, que sonha em comandar o Estado que o abrigou e que ele gostaria de ver muito melhor do que está hoje.

           Com praticamente uma única liderança (Confúcio Moura) do MDB antigo, que chegou a ser o maior partido de Rondônia; que elegeu dois governadores (Jerônimo Santana e Valdir Raupp) Pedro Abib surge como uma esperança de renovação e novos rumos.

            Com apoio total do Diretório Nacional do partido, ele já teve importantes vitórias internas, como, por exemplo, consolidar uma relação de bons nomes para a disputa das cadeiras da Câmara Federal e da Assembleia Legislativa.

             Sua batalha agora será a de percorrer o Estado, mostrando suas ideias e planos para a população rondoniense. Entre os nomes que concorrem ao Governo, com potencial eleitoral, ele é a novidade. O problema de Pedro Abib é disputar a eleição contra nomes fortes e conhecidos do eleitorado, como Marcos Rogério, Adailton Fúria e Hildon Chaves.

                Potencial ele tem. Se tiver apoio e estrutura para uma campanha forte, pode surpreender.

 

TEM ARRAIAL DA PREFEITURA NA PRAÇA MADEIRA/MAMORÉ, MAS O FLOR DO MARACUJÁ AINDA ESTÁ SEM DATA CONFIRMADA 

          Começou nesta quinta e vai até o domingo, dia 28, um grande evento da cultura porto-velhense: um grande arraial, que pela primeira vez acontece no Complexo da Praça Madeira/Mamoré, com a participação de dezenas de grupos folclóricos e prêmios de 45 mil reais divididos entre os primeiros colocados.

          Já o maior de todos os eventos dos festejos de São João, a 42ª edição do Arraial Flor do Maracujá ainda não tem data oficial. Inicialmente se falava que seria realizada nos primeiros dias de agosto, mas de oficial, nada. A tal ponto que o tema mereceu discurso na tribuna da Câmara Municipal, por parte do Vereador Thiago Tezzari.

           Preocupado com a falta de informações, Tezzari chegou a dizer que teme que o grandioso evento não seja realizado, já que nem ele e nem os grupos de Quadrilhas e Boi-Bumbás, conseguem qualquer informação concreta sobre local e data da festa.

            Este blog tentou contato com o secretário Paulo Higo, da Sejucel, secretaria responsável pelo Arraial Flor do Maracujá, mas não obteve resposta. A única frase que foi dada, como informação, por uma fonte não oficial do governo, é que “o Arraial vai sim ser realizado, mas ainda não há uma data definida”! 

             Realizada de 1º a 10 de agosto do ano passado, a edição número 41 foi novamente grande sucesso. O Arraial Flor do Maracujá é considerado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Rondônia, por lei assinada pelo governador Marcos Rocha, fazendo parte do Calendário de Eventos Oficiais, para reforçar, ainda mais, as tradições no período junino.

 

            Por falar no evento da Prefeitura, o Arraial do Bera encerra neste domingo, com mais um espetáculo da tradição rondoniense. A festa cultural está acontecendo pela primeira vez na Praça Madeira/.Mamoré, no centro da Capital e nos três dias anteriores reuniu bom público.

 

JESUALDO QUER UNIR EMENDAS FEDERAIS PARA TRAZER HOSPITAIS E GRANDES OBRAS PARA RONDÔNIA

 

          A bancada federal de Rondônia precisa atuar unida, para conseguir trazer grandes projetos e soluções para o Estado. Para construir hospitais como o Heuro de Porto Velho ou novos hospitais onde eles são necessários. E precisa falar firme contra heresias como o tipo de privatização que foi feita da BR 364 e os preços abusivos dos pedágios.

         Cada parlamentar trabalhando apenas para si e as emendas sendo pulverizadas, obviamente o resultado tem sido pífio, comenta e destaca: não posso me dizer representado pela atual bancada, infelizmente”.

         Estes foram alguns dos comentários feitos pelo duas vezes prefeito de Ji-Paraná e duas vezes deputado estadual Jesualdo Pires, durante um rápido bate-papo com os Dinossauros do programa Papo de Redação, na Rádio Parecis FM, nesta semana. Ele vai disputar uma das oito cadeiras rondonienses na Câmara e seu nome tem aparecido com destaque em todas os levantamentos feitos Rondônia afora.

          Depois de deixar a Prefeitura, onde teve mandatos de sucesso, inclusive com enorme destaque na área da Educação, Jesualdo chegou à Assembleia com cerca de 12 mil votos. Na reeleição, teve mais de 20 mil. Ou seja, a população aprovou também seu trabalho no parlamento.

          Candidato ao Senado, concorrendo contra nomes poderosos, fez quase 200 mil votos, dos quais acima de 47 mil foram apenas em Porto Velho. Candidato pela Federação PP/União Brasil, o competente Jesualdo é nome quentíssimo para chegar à Câmara Federal.

 

UM TRISTE RANKING: RONDÔNIA É O 14º DO PAÍS EM HOMICÍDIOS E O SEGUNDO EM ASSASSINATOS DE MULHERES

 

          O Paraná é o Estado brasileiro com menor taxa de homicídios, segundo levantamento nacional de violência, com apenas 5,8 crimes de morte para cada 100 mil habitantes. Já o Maranhão tem o triste título de campeão em assassinatos, com uma taxa assustadora de 27,5 para cada 100 mil pessoas.

          Rondônia aparece no meio do mapa deste triste dado. Tem um índice de 16,7 por cento de homicídios para cada 100 mil habitantes e fica na 14ª posição deste fatídico mapa da morte. Estamos empatados com outro Estado do norte, Roraima. Na região, o pior índice é do Amapá, com 25,5 crimes de mortes para cada 100 mil habitantes. O Amapá, aliás, é o segundo no país com os piores números no ranking.

               Já em relação ao feminicídios, infelizmente, ainda Rondônia detém o lúgubre título de vice-campeã nacional, perdendo apenas para o Acre. Os Estados que se destacaram em 2025 pelas taxas mais elevadas deste tipo de crime foram o Acre (3,2 feminicídios por grupo de 100 mil mulheres); seguido por Rondônia, com 2,9 por 100 mil; e Mato Grosso do Sul, com 2,7. Em sentido contrário, os estados com as menores taxas foram Amazonas, com menos de 1 por cento para 100 mil mulheres; o Ceará, com 1 e São Paulo, com 1,1 para 100 mil.           

               O Brasil tem a quinta maior taxa de feminicídios no mundo. O número chega a 4,8 para cada 100 mil mulheres, segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS. O feminicídio é o assassinato de mulheres motivados por questão de gênero, muitas vezes provocado pela percepção da mulher como posse do companheiro.

 

GOVERNO, PREFEITURA E OUTROS ÓRGÃOS PÚBLICOS AUTORIZAM SERVIDORES PARA SE UNIREM À TORCIDA DO BRASIL CONTRA O JAPÃO

          Será que podemos ter alguma esperança de que nossa Seleção, pífia e uma das mais fracas da História, ainda terá alguma chance real de chegar ao Hexa? O jogo decisivo contra o Japão, nesta segunda-feira, poderá responder a esta pergunta. Com apenas um grande craque – Neymar – e mesmo assim em fim de carreira, sem se saber qual a resposta que dará, o time brasileiro tem só um grande nome e ele está no banco. É o treinador, o italiano Lancelotti.

           Nesta segunda, pela paixão que ainda mantém pelo futebol, o brasileiro vai sofrer, var parar em frente ao vídeo ou, onde ele não existir, do rádio, para torcer desesperadamente para que o Japão entregue o jogo e nos deixe ganhar. 

        Em Porto Velho, a Prefeitura já decretou ponto facultativo na segunda. O Governo do Estado terá horário apenas entre 7h30 e 11h30, para que todos os servidores possam acompanhar a partida, assim como vários outros órgãos públicos. Pelo país afora, o mesmo vai ocorrer. Todo o país vai tentar reviver pelo menos alguma alegria, com o futebol, nestes tempos funestos de tristeza e tantas más notícias.

           Até onde iremos, nesta Copa do Mundo, disputada em três países? Algumas zebras imensas têm acontecido, como a vitória do Equador sobre a poderosa Alemanha e é esta esperança que pode ser um lenitivo para a torcida brasileira.

            Se passarmos pelos japoneses, cujo futebol melhorou muito, nas últimas décadas, vamos começar a enfrentar seleções muito mais poderosas. Quem sabe, como compensação com tudo de ruim que estamos passando, desta vez o destino nos veja com olhos de complacência e nos permita um milagre? Pode ser. E esperamos que seja.

 

DOIS TERREMOTOS: A TRAGÉDIA NA VENEZUELA, QUE RECÉM COMEÇAVA A SE RECUPERAR DO HORROR DOS ANOS DE COMUNISMO

          Centenas e centenas de mortos, muitos feridos, cerca de 50 mil pessoas desaparecidas, destruição. A Venezuela ainda sofre pelos dois terremotos muito fortes, ambos acima de sete graus na Escola Richter, que a atingiu nesta semana. Foram tremores de magnitude destruidora, causando mortes e milhões de dólares em prejuízos.

          O país, rico em petróleo, mas que viveu também o terremoto do comunismo durante longos anos, recém estava começando a se recuperar da tragédia política que o assolou. Nos últimos dias, a própria população começou a derrubar monumentos e apagar fotos  dos ditadores em todos os locais, além de tirar dos órgãos públicos e outros setores, tudo o que lembra Nícolas Maduro e seu mentor, Hugo Chávez.

          Quando o país começava, lentamente, a retomar uma vida decente, inclusive com a volta de alimentos às prateleiras dos supermercados, aconteceu esta tragédia. Enquanto isso, a presidente Delcy Rodriguez, agora aliada aos Estados Unidos, anunciou que será criado um fundo de 200 milhões de dólares, com recursos do Fundo Monetário Internacional (FMI) para reconstruir a infraestrutura do país.

           Dezenas de países já estão ajudando a Venezuela. Nações como Brasil, Estados Unidos, México, El Salvador, Catar, China e várias outras se dispuseram a enviar equipes de resgate e também material de primeiros socorros.

          Os dois terremotos foram tão violentos que um pequeno tremor chegou a ser registrado no Amazonas, embora sem qualquer dano. Em Rondônia e outros Estados da região norte, não há notícias de que qualquer problema tenha sido sentido.

 

PERGUNTINHA

     O que você achou da criação do Banco Nacional de Celulares com Restrição, pelo governo federal, para tentar recuperar mais de 3 milhões e 300 mil aparelhos que, segundo o texto oficial sobre a criação do Banco, “estão aptos para recuperação” e não roubados em assaltos ou furtados?


Site desenvolvido por:
Harlley Rebouças
www.harlley.com.br