Loterias

Carregando resultados da Mega Sena...

Carregando resultados da Quina...

Carregando resultados da Lotofacil

Horóscopo

Moedas

Ieda Chaves indica compra de caminhonete 4x4 para fortalecer atendimento do CAPS em Vilhena

Veículo será utilizado para visitas domiciliares e transporte de equipes em áreas rurais e de difícil acesso.

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15200/2025 ao governo de Rondônia, solicitando uma caminhonete 4x4 para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Vilhena. A proposta, que deve ser atendida via Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), busca estruturar as atividades administrativas e técnicas da unidade, especialmente o atendimento externo.

Segundo a parlamentar, o CAPS é peça-chave na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para o tratamento de transtornos mentais severos. “Suas ações incluem atendimento individual, familiar, em grupo, visitas domiciliares, ações comunitárias, articulação com os serviços da rede de saúde e de assistência social, entre outras atribuições que demandam estrutura de transporte eficaz”, destaca Ieda Chaves.

A escolha por um veículo 4x4 justifica-se pela geografia local. Muitas localidades rurais e bairros periféricos de Vilhena apresentam infraestrutura precária, agravada pelas chuvas.

A deputada reforça que a mobilidade é essencial para que o serviço chegue a quem mais precisa. “Muitos dos usuários do serviço se encontram em situação de vulnerabilidade e isolamento. O veículo também será essencial para transporte de equipe técnica e materiais necessários à execução de oficinas terapêuticas e atividades externas previstas no plano terapêutico singular dos pacientes”.

Diretrizes 

A iniciativa está alinhada à Política Nacional de Saúde Mental e aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao buscar o fortalecimento do transporte, Ieda Chaves visa garantir a descentralização do cuidado, assegurando que o atendimento seja, de fato, territorializado e seguro para a população vilhenense.


Texto: Etiene Gonçalves

Foto: Rafael Oliveira - Secom/Alero 

Foto: Arquivo/Semcom

Site desenvolvido por:
Harlley Rebouças
www.harlley.com.br