Loterias

Carregando resultados da Mega Sena...

Carregando resultados da Quina...

Carregando resultados da Lotofacil

Horóscopo

Moedas

Banda do Vai Quem Quer lança tema para 2026 com foco na cidadania e no voto consciente



Maior bloco da região Norte une a tradição da folia ao compromisso social e ao combate à violência contra a mulher.


Com o foco voltado para a cidadania e a tradição crítica da folia, a Banda do Vai Quem Quer (BVQQ), maior bloco carnavalesco da região Norte, lançou oficialmente o tema de seu desfile para 2026: “Para o Brasil continuar contente, vote consciente”. O anúncio ocorreu na manhã desta sexta-feira (30), no Mercado Cultural de Porto Velho, reunindo autoridades, produtores culturais, patrocinadores e a imprensa.

Para a diretoria, o Carnaval é a vitrine ideal para reforçar que a alegria da festa depende de escolhas responsáveis nas urnas. 


Durante a cerimônia, a presidente do bloco, Siça Andrade, destacou que a escolha do tema resgata a essência deixada por seu pai e fundador da Banda, Manoel da Costa Mendonça, o eterno “Manelão”. Segundo Siça Andrade, o DNA do bloco sempre esteve ligado à observação social e política do país.

“A Banda sempre teve a sátira voltada à política; é nossa marca registrada. Já abordamos o combate ao feminicídio e a sustentabilidade no Carnaval. Este ano, embora tenhamos as ‘Jades’ como homenageadas, nosso tema central não poderia ignorar o cenário nacional”, pontuou a presidente.


O VOTO EM PAUTA

Queremos que o folião se divirta, mas que também leve essa reflexão para casa”, concluiu Siça Andrad


Por ser um ano eleitoral, a BVQQ assume o papel de mobilizadora social. Para a diretoria, o Carnaval é a vitrine ideal para reforçar que a alegria da festa depende de escolhas responsáveis nas urnas. “O tema pede essa conscientização porque o Brasil é feito de Carnaval, futebol e política. Queremos que o folião se divirta, mas que também leve essa reflexão para casa”, concluiu Siça Andrade.


VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

A Banda também mobilizou a campanha "Se tem violência contra a mulher, a Banda mete a colher"



Além da alegria e da tradição, o bloco desfila com responsabilidade social. A Banda também mobilizou a campanha "Se tem violência contra a mulher, a Banda mete a colher", reafirmando o compromisso no combate à violência de gênero. Participaram da cerimônia as promotoras de Justiça Tânia Garcia e Maira Coura, do Ministério Público de Rondônia (MPRO).


“É com muita satisfação que o Ministério Público apoia essa causa importante. A Banda está abordando um tema de muita relevância, chamando para si a responsabilidade. Parabéns pela iniciativa e vamos juntos nesse trabalho de conscientização”, contribuiu Tânia Garcia.



Parceria com o Poder Público



Representantes do município destacaram que a grandiosidade do evento é uma oportunidade estratégica para alcançar a população com mensagens de impacto. O presidente da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), Antônio Ferreira, enfatizou que o entretenimento deve caminhar lado a lado com o respeito. "O Carnaval é um momento de diversão, mas devemos aproveitar esse período para apoiar grandes causas. Que possamos curtir com muita paz e responsabilidade", afirmou.



Para Mariana Aguiar Prado, secretária adjunta da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a estratégia é levar o atendimento e a informação para onde o povo está. "Saúde também combina com Carnaval. Vamos aproveitar o desfile para levar mensagens sobre prevenção a todos os foliões. A Banda arrasta multidões e nossas equipes estarão espalhadas realizando o trabalho de conscientização", explicou a secretária.



Abadás



Siça Andrade ressaltou que, ao comemorar 46 anos, a Banda segue sendo democrática. “Ela é aberta a todos. Quem quer ir de abadá, vai de abadá. Quem quer ir de fantasia, vai de fantasia. Quem quiser apenas assistir, vai assistir. Ela é pública, é nosso patrimônio”, observou. O investimento no abadá é de R$ 100 e as unidades estão disponíveis na sede-museu (Rua Joaquim Nabuco, 2368 – Centro), das 8h às 18h, e em todas as unidades da rede Nova Era Supermercados.


Registros



Também estiveram presentes Letícia Batista, secretária adjunta da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), e Ana Lucia Barroso, presidente da Liga das Escolas de Samba de Rondônia.




Texto: Etiene Gonçalves e Uil Cavalcante/BVQQ

Foto: Roni Carvalho/BVQQ

Site desenvolvido por:
Harlley Rebouças
www.harlley.com.br