21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher: Ações da paz em casa integram mobilização global
![]() |
| Os eventos são concomitantes e, por terem o mesmo objetivo, se integram, inclusive porque também contemplam ações educativas que fortalecem a rede de enfrentamento, sobretudo no interior de Rondônia. |
Na véspera do encerramento dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, ação do Conselho Nacional de Justiça e parceiros inspirada na mobilização mundial, a Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Rondônia divulgou o resultado da Semana pela Paz em Casa, outro projeto de combate à violência doméstica, também encampado pelo CNJ e tribunais. Ao todo foram feitas 199 audiências de instrução e julgamento, com 195 medidas protetivas concedidas, nas 24 comarcas do estado.
Os eventos são concomitantes e, por terem o mesmo objetivo, se integram, inclusive porque também contemplam ações educativas que fortalecem a rede de enfrentamento, sobretudo no interior de Rondônia. Cinco comarcas receberam eventos com a presença da equipe da coordenadoria: São Miguel do Guaporé; Costa Marques; São Francisco do Guaporé; Rolim de Moura e Machadinho do Oeste. Outras comarcas como Ji-Paraná, Ariquemes, Colorado do Oeste, Santa Luzia e Porto Velho, organizaram eventos próprios, sempre envolvendo escolas e representantes da sociedade civil.
Entre as ações que se destacaram estão palestras, rodas de conversa, interlocução com a rede de enfrentamento, diálogos sobre masculinidade, entrevistas em rádios e TVs, café dialógico e espaço de cuidado com servidores que lidam com a violência contra a mulher.
