Deputado Alex Redano anuncia Projeto Levando Saúde para Porto Velho e Vale do Jamari
![]() |
De acordo com Redano, o projeto será desenvolvido em parceria com o Instituto Asas pela Amazônia |
O deputado e presidente da Assembleia Legislativa do estado de Rondônia (Alero), Alex Redano (Republicanos), reúne a imprensa na próxima quinta-feira (16), para anunciar a execução do Projeto Levando Saúde – Saúde Integral e Itinerante, que será um marco em atendimento médico especializado em Rondônia. O projeto também prevê a realização de exames de ultrassonografia, papanicolau, a doação de óculos de grau para os pacientes cuja necessidade seja identificada pelos oftalmologistas durante as consultas e a aplicação de Implanon, que é um método contraceptivo de longa duração, realizado através de um pequeno implante inserido sob a pele do braço que libera um hormônio (etonogestrel) para prevenir a gravidez por até três anos.
De acordo com Redano, o projeto será desenvolvido em parceria com o Instituto Asas pela Amazônia e tem como meta a realização de 3.700 consultas oftalmológicas com entrega de óculos de grau e beneficiar pelo menos 3200 mulheres com aplicação de implanon até o final do mês de dezembro de 2025.
Para o desenvolvimento desta parceria com o Instituto Asas pela Amazônia, o deputado Alex Redano destinou recursos de emenda parlamentar na ordem de R$ 5,7 milhões. O projeto conta também com a parceria da do governo do estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
De acordo com Lane Lima, do Instituto Asas pela Amazônia, os atendimentos já começam no próximo dia 22 de outubro e seguem até 31 de outubro na sede do instituto em Porto Velho, onde a primeira ação itinerante, acontecerá no dia 25, sábado, na Associação São Thiago Maior, localizada na Zona Leste da Capital, ofertando as consultas com oftalmologia, ultrassonografia e aplicação de implanon.
A expectativa é da realização de 100 consultas oftalmológicas com fornecimento de óculos para quem precisar, realização de 200 exames de ultrassonografia e a aplicação de 80 hastes de Implanon em cada dia de atendimento, tanto na sede do Instituto quanto na Associação São Thiago Maior.
Ainda de acordo com Lane Lima, o paciente que quiser atendimento através do Projeto Levando Saúde poderá realizar seu pré-agendamento por meio de um telefone que estará à disposição ou através de um link que será disponibilizado pelo Instituto para a realização das inscrições. Além da capital do estado, a iniciativa também vai atender aos municípios do Vale do Jamari de forma itinerante, por meio de um ônibus especial totalmente adaptado, cuja programação está sendo organizada com os municípios.