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AXIA Energia: nova identidade da Eletrobras consolida sua transformação e reforça protagonismo no setor

Maior companhia de energia renovável do Hemisfério Sul apresenta seu rebranding; Tátil Design, Artplan, GRITO e Clima Comunicação assinam o lançamento

Maior companhia de energia renovável do Hemisfério Sul apresenta seu rebranding; Tátil Design, Artplan, GRITO e Clima Comunicação assinam o lançamento da nova marca, inspirada no conceito “O novo vem com energia”.


Uma nova marca nasce. A maior companhia de energia renovável do Hemisfério Sul dá um importante passo em sua jornada de evolução e, agora, se chama AXIA Energia. Um nome curto e sonoro, que carrega seu significado principal: do latim axis (eixo) e do grego axia (valor) — a força que articula, conecta e gera valor para todo o ecossistema. AXIA traduz energia, conexão, história e negócio.


A mudança de nome representa a evolução de uma companhia que, nos últimos três anos, vem se transformando para atuar com mais agilidade, inovação e foco no cliente, em um setor em plena revolução tecnológica, regulatória e de comportamento de consumo. Mais que um rebranding, é a materialização de um novo posicionamento: “Catalisar negócios com a nossa energia.”


“AXIA Energia traduz nossa visão de futuro: uma companhia preparada para os desafios de um mundo em transição, com inovação, performance sustentável e excelência no centro da estratégia. Honramos a história que nos trouxe até aqui, ao mesmo tempo em que encaramos um novo cenário competitivo, no qual será preciso conquistar e fidelizar clientes. AXIA nasce para acelerar essa transformação”, explica Leandra Peres, diretora de Comunicação da AXIA Energia.


Resultado de um processo desenvolvido em parceria com a Tátil Design, referência em branding, design e inovação há mais de 35 anos, a construção da nova marca envolveu escuta ativa e diversos parceiros. Foram realizadas entrevistas com públicos estratégicos, pesquisas quantitativas com 2.073 pessoas em todas as regiões do país e alinhamento com os objetivos de longo prazo da companhia.


Segundo Fred Gelli, CEO da Tátil Design, a criação da marca e do naming da AXIA Energia representou um desafio por exigir unir uma empresa com história longa e de sucesso a um futuro que demanda novas habilidades em um setor bastante tradicional: “Reposicionada como agente de coevolução com clientes e parceiros, a AXIA passa a conectar ideias e oportunidades, construindo um ecossistema de energia mais aberto, ágil e responsável. Seu propósito resume a essência dessa mudança, que é a união entre vocação, futuro, origem e originalidade.”


 O novo vem com energia


Com o novo nome e identidade definidos, a Artplan e a GRITO assumiram o desafio de traduzir essa essência em uma estratégia de comunicação 360º. Para dar vida a uma campanha autêntica e consistente, o processo foi conduzido de forma colaborativa e imersiva, reunindo as equipes da Tátil Design, da Clima Comunicação, do time de Comunicação da AXIA Energia e de diversas áreas da empresa — da alta liderança aos colaboradores. Já para os eventos, com o propósito de apresentar a nova marca a diferentes públicos por meio de experiências marcantes, somaram-se as agências Rock Comunicação e HEL Ecossistema.


“O conceito mostra não apenas o novo momento da empresa, mas também sua ambição de impactar o mercado e os negócios. A comunicação se inicia destacando a força da nova marca e a confiança que ela transmite para enfrentar os desafios do futuro. Em seguida, evolui para apresentar novos assets, reafirmando o compromisso com uma performance sustentável, fundamentada na potência natural da AXIA Energia e na capacidade de entregar soluções eficientes para diferentes demandas do mercado”, avalia Duda Moncalvo, diretor-geral da Artplan Brasília.


Esse mergulho no universo da marca permitiu captar percepções, expectativas e emoções fundamentais para construir uma narrativa consistente, capaz de engajar todos os públicos de maneira relevante e inspiradora.


“Hoje, a comunicação de todas as grandes marcas passa por uma gestão de conteúdo que fortaleça a sua atuação no dia a dia. Participar, junto aos outros parceiros, da criação desse lançamento foi fundamental para planejar e alinhar a presença dessa nova marca — não para um tiro curto de comunicação, mas para sustentar esse novo posicionamento até que a AXIA passe a fazer parte da vida das pessoas, como a marca anterior fez, muito bem e por muito tempo”, complementa Hugo Monteiro, sócio e planejador da GRITO.


A nova marca nasce do reconhecimento do legado e honra a história de todos que ajudaram a construir essa grande empresa. Trazer esse DNA para a nova marca e a nova identidade foi o princípio do projeto e a base para a construção de toda a narrativa. A visão é de que apenas uma empresa com esse porte e essa capacidade comprovada de construir desenvolvimento poderia apostar em um posicionamento novo que representasse uma reconstrução completa de identidade e nome. A mudança reafirma o compromisso de honrar esse legado e, ao mesmo tempo, preparar o futuro com soluções cada vez mais inovadoras e que atendam às necessidades de negócio dos clientes.


“Uma marca só se torna viva quando é reconhecida pelas pessoas. Na AXIA Energia, a comunicação interna é essencial para engajar todos os colaboradores, presentes em diferentes regiões do país, e garantir que todos se reconheçam e vivenciem essa transformação. Esse lançamento representa potência, inteligência e articulação: mais do que uma mudança de identidade, é uma evolução cultural profunda, que traduz esse movimento em atitudes e conexões diárias, sustentando o novo posicionamento e renovando a energia que impulsiona a companhia em sua jornada para o futuro”, disse Leonardo Wollinger, diretor de Criação e Conteúdo da Clima Comunicação.


 Sobre a AXIA Energia


AXIA Energia é responsável por 17% da capacidade de geração nacional e 37% do total de linhas de transmissão do Sistema Interligado Nacional (SIN). Atualmente, 98,5% da capacidade instalada da AXIA Energia provém de fontes com baixa emissão de gases de efeito estufa, reforçando o compromisso da empresa com a transição energética.


 Sobre a Tátil Design


Consultoria especialista em marca há 35 anos, utiliza a poderosa lente do design como ferramenta de articulação multidisciplinar, capaz de compreender as demandas e os desejos das pessoas, desenhar estratégias inovadoras e construir experiências relevantes para negócios que geram valor para todos.


 Sobre a Artplan


A Artplan é uma das maiores agências brasileiras com capital 100% nacional e atua como hub de soluções de comunicação para seus clientes. Possui cerca de 400 colaboradores, com sedes em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Desde 2016, a agência figura entre as 10 agências mais bem avaliadas por seus próprios clientes, segundo o Agency Scope. Tem sido destaque na liderança de Novos Negócios do Meio&Mensagem, com lugar no pódio do ranking por nove vezes. Faz parte do Grupo Dreamers, maior grupo independente de comunicação e entretenimento do Brasil.


 Sobre a GRITO


A GRITO nasceu em 2013 como uma agência independente pensada para os desafios de hoje. Unimos conhecimento digital, potência criativa e experiência em branding para transformar ideias em marcas fortes. Nosso time é diverso por natureza: planejadores, jornalistas, designers, baristas, músicos, cervejeiros, analistas, programadores, ilustradores, animadores, pesquisadores, facilitadores, makers e ativistas. Essa mistura de talentos e perspectivas é o que nos permite criar projetos únicos e experiências relevantes, que conectam pessoas e negócios, gerando valor real para os nossos clientes.


 Sobre a Clima


Somos a agência mais premiada do Brasil, especializada em comunicação interna, endomarketing e marca empregadora. Transformamos a estratégia do negócio e a cultura organizacional de grandes empresas em vantagem competitiva, por meio de mensagens claras, campanhas, consultoria e produção de conteúdo para canais internos.



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