AVANÇO- Procuradoria da Mulher inaugurada por deputados estaduais
![]() |
A solenidade ocorreu no auditório da Escola do Legislativo (Elero) e reuniu parlamentares, autoridades e veículos de comunicação. |
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no auditório da Escola do Legislativo (Elero) e reuniu parlamentares, autoridades e veículos de comunicação. O novo órgão tem como objetivo a proteção dos direitos das mulheres e o fortalecimento da igualdade de gênero em Rondônia.
A PEM foi instituída durante a 10ª Legislatura, por meio da Resolução 424/2019. De autoria da Mesa Diretora, a norma alterou dispositivos do Regimento Interno da Casa de Leis e criou a procuradoria. Posteriormente, por meio dos Requerimentos 1370/2024 e 1683/2025, a deputada Ieda Chaves (União Brasil), integrante da Comissão da Mulher, solicitou à Mesa Diretora a regulamentação do órgão.
Em 2025, a Mesa Diretora nomeou as integrantes da PEM, que ficou assim constituída: a deputada Ieda Chaves, como procuradora especial da mulher; e as deputadas Rosângela Donadon (União Brasil), Cláudia de Jesus (PT) e Dra. Taíssa (Podemos), como procuradoras adjuntas.
“Por muito tempo, a voz das mulheres foi silenciada, seus direitos foram ignorados e sua segurança foi negligenciada. Mas a história nos mostra que a resiliência e a força das mulheres são inabaláveis. Somos mães, filhas, irmãs, profissionais, líderes e, acima de tudo, somos agentes de transformação. E a nossa luta por igualdade e respeito nunca foi apenas por nós mesmas, mas por um mundo em que todas as pessoas possam prosperar, livres do medo e da violência”, enfatizou Ieda Chaves.