Por meio do projeto "Guardiões do Meio Ambiente", idealizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), a Prefeitura de Porto Velho busca dar uma destinação correta às folhas que caem nos quintais e, com isso, reduzir a quantidade de queimadas urbanas. Esta é uma forma de preservar a natureza e promover qualidade de vida às pessoas.
“Atualmente, nós contamos com dez escolas parceiras do projeto Guardiões do Meio Ambiente. Os alunos acabam levando o resto das folhas para as escolas, que já têm composteiras e eles acabam misturando essas folhas com os restos de alimentos da cantina para ter um composto pronto, feito pelos próprios alunos”, destacou o secretário Robson Damasceno (Sema).
Esse composto, de acordo com o secretário, é ótimo para cultivar flores, hortas e plantas em geral, porque se trata de uma terra adubada e de grande valia para o plantio. “Inclusive, dentro das ações da educação ambiental, nós ensinamos a fazer a compostagem e nessa atividade a gente fala isso”, completou.
NA LIXEIRA
Também para evitar queimadas urbanas, a Sema orienta os moradores a colocar as folhas em sacolas plásticas e deixar na lixeira, para que a empresa responsável pela coleta dos resíduos sólidos possa dar a destinação correta a esse material, de forma a não agredir o meio ambiente.
CAMPANHA
Quatro equipes de plantão trabalham na conscientização das pessoas, mas também estão prontos para autuar e multar (se for preciso) os infratores.
Embora não seja da sua atribuição, a Defesa Civil Municipal também ajuda na campanha, levando orientações à população e alertando as equipes da Sema ao detectar queimadas urbanas.
DENÚNCIA
Em caso de fogo na área urbana, os moradores podem denunciar ao plantão da Sema através do telefone (69) 98423-4092, que também recebe via whatsapp fotos, vídeos e a localização do foco de calor. Também podem acionar o corpo de Bombeiros pelo número 193, já que não é atribuição da Sema apagar os incêndios.
SABÃO ECOLÓGICO
Também durante as ações de educação ambiental nas escolas e no Parque Natural de Porto Velho, equipes da Sema realizam oficinas para ensinar os jovens e adolescentes a reaproveitarem o óleo de cozinha para fazer sabão ecológico.
Um ‘ecoponto’ para coleta e reaproveitamento de óleo foi montado nas escolas parceiras do projeto. Nessa gincana ecológica, o aluno de cada estabelecimento de ensino que arrecadar a maior quantidade do produto ganhará um tablet.
Texto: Augusto Soares
Foto: Sema
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)