FIGURA PATERNA- Com muitos dos pais e filhos já vacinados, segundo Dia dos Pais na pandemia é marcado por esperança de dias melhores

PORTO VELHO Tempo

FIGURA PATERNA- Com muitos dos pais e filhos já vacinados, segundo Dia dos Pais na pandemia é marcado por esperança de dias melhores

Compartilhe no WhatsApp

Há mais de quatro mil anos se celebra a importância do papel paterno na vida familiar. Esse é o segundo ano consecutivo que a data esta sendo marcada por luto, reencontros, mas também pelo agradecimento, o amor, aos que felizmente ainda podem comemorar o Dia dos Pais com reconhecimento a figura paterna, através de demonstração de gratidão e até com presentes. Afinal, diferente do ano passado, a data chega com maior parte de pais e filhos já vacinados. Como exemplo o funcionário público Evandro Reis, que recebeu o carinho e um presente de um de seus filhos, a médica Andressa Trindade Hitzeschky Reis. "Só tenho a agradecer por minha família que, apesar das dificuldades enfrentadas, estar podendo passar o Dia dos Pais com saúde, isso é o mais importante", destacou.



QUANDO SURGIU O DIA DOS PAIS

Segundo pesquisa, o jovem Elmesu, na antiga Babilônia, esculpiu em argila o que seria considerado o primeiro cartão de Dia dos Pais. Os desejos de vida longa e saúde para os pais perpetuaram-se por diversas civilizações, a princípio de maneira informal. 

Porém a história mais conhecida e que resultou na criação do Dia dos Pais nos Estados Unidos tem origem no desejo de uma filha de homenagear a figura paterna. Willian Jacson Smarte foi um agricultor um agricultor e veterano de guerra norte-americano que criou seus seis filhos, entre eles um recém-nascido, após o falecimento de sua esposa durante o parto. Em 1909, em Washington, sua filha Sonora Louise Smart Dodd ouviu um sermão para o Dia das Mães e teve a ideia de celebrar o que seria um dia dedicado aos pais. 

BRASIL

 No Brasil o Dia dos Pais é celebrado sempre no segundo domingo de agosto. A ideia da comemoração surgiu de uma ação do publicitário Sylvio Bhering, em 1953. O objetivo era estimular o comércio no segundo semestre, já que o Dia das Mães movimentava a economia no primeiro semestre e o Natal no fim do ano.

Sylvio Bhering era diretor do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e marcou em seu calendário de comemorações o dia 16 de agosto como o Dia do Papai. A data foi escolhida para coincidir com o Dia de São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus Cristo. A celebração espalhou-se pelo resto do Brasil até que se decidiu por oficializar o Dia dos Pais no segundo domingo de agosto, assim como acontece no Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio.


Fonte pesquisa:Uol

Siga no Google News

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem