Com a intensificação da estiagem e os desafios trazidos pela crise hídrica em diversas regiões do estado, o Comitê Permanente de Gestão para Adaptação e Enfrentamento às Mudanças Climáticas do Governo de Rondônia realizou mais uma reunião estratégica na terça-feira (29). O encontro teve como pauta principal as ações das secretarias estaduais sobre crise hídrica, incêndios florestais e levantamento de necessidade de ajuda humanitária para resposta à estiagem.
De acordo com o Coordenador Estratégico-Operacional de Defesa Civil Estadual, coronel BM Jaime Fernandes da Silva. a proposta do comitê é manter uma atuação integrada e contínua entre os órgãos do governo. “O objetivo é garantir que cada ação seja planejada com antecedência, baseada em dados e na realidade das comunidades. Seguimos trabalhando para reduzir ao máximo os impactos negativos que esse período traz todos os anos à população,” pontuou.
A Defesa Civil estadual notificou os 52 municípios para que estes se manifestem sobre a necessidade de adquirir materiais de ajuda humanitária, para que a Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) possa realizar seus planejamentos de modo que não haja excesso ou escassez de estoque.
O Comitê conta com a participação de diversas secretarias e órgãos do governo do estado, que atuam de forma integrada para mitigar os efeitos da seca e prevenir desastres ambientais. As reuniões seguem acontecendo de forma periódica, com o compromisso de alinhar estratégias e garantir um monitoramento eficaz da situação climática em todas as regiões do estado.
0 Comentários