EFICIÊNCIA Porto Velho está entre as capitais mais bem avaliadas do país no Índice de Transparência

EFICIÊNCIA Porto Velho está entre as capitais mais bem avaliadas do país no Índice de Transparência

A iniciativa tem como objetivo medir o nível de transparência das administrações públicas estaduais e municipais

 

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), participou da Autoavaliação de Transparência e Acesso à Informação, promovida pela Controladoria-Geral da União (CGU) e está entre as capitais mais bem avaliadas do país no Índice de Transparência, alcançando uma expressiva pontuação de 9,4 em um universo de 10. A cidade ficou atrás apenas de Curitiba, que obteve a nota máxima.

A iniciativa tem como objetivo medir o nível de transparência das administrações públicas estaduais e municipais, permitindo que gestores avaliem suas práticas e identifiquem áreas para aprimoramento.

A avaliação se baseia em questionário técnico que analisa aspectos da transparência ativa e passiva verificando a disponibilidade de informações no Portal do Município, a regulamentação da Lei de Acesso à Informação (LAI), a estrutura de atendimento ao cidadão e a divulgação de dados sobre receitas, despesas, licitações e contratos.

Os resultados da autoavaliação demonstram o trabalho realizado pela Prefeitura de Porto Velho com a publicidade e clareza na administração pública.

Dos critérios analisados, a maioria foi atendida, destacando-se a publicação da estrutura organizacional e informações de contato das unidades administrativas, a disponibilidade da Carta de Serviços ao Usuário e a divulgação atualizada de receitas, despesas, empenhos, pagamentos e licitações.

Além disso, o Município regulamentou a LAI e disponibiliza alternativas eletrônicas para pedidos de acesso à informação.

Com essas iniciativas, Porto Velho reafirma seu compromisso com a boa governança, a responsabilidade na gestão dos recursos públicos e a construção de uma administração cada vez mais transparente e participativa.

O relatório detalhado da autoavaliação está disponível para consulta pública no link https://mbt.cgu.gov.br/publico/avaliacao/autoavaliacao_gestao.

Texto: CGM
Foto: Leandro Morais

Post Navi

Postar um comentário

0 Comentários