Ieda Chaves incentiva o empreendedorismo social com o Acredita no Primeiro Passo

PORTO VELHO Tempo

Ieda Chaves incentiva o empreendedorismo social com o Acredita no Primeiro Passo

Programa "Acredita Porto Velho" pode fortalecer mais de 94 mil empresas inscritas como MEI.
Compartilhe no WhatsApp

Programa "Acredita Porto Velho" pode fortalecer mais de 94 mil empresas inscritas como MEI.

A deputada Ieda Chaves (União Brasil) participou, na última quinta-feira (5), do lançamento do Programa Acredita no Primeiro Passo - "Acredita Porto Velho", em cerimônia oficial no Teatro Banzeiros. A iniciativa, do Governo Federal, tem como objetivo principal fortalecer a economia local, impulsionando o crescimento dos microempreendedores individuais (MEIs) inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).

Ao fazer uso da palavra, a parlamentar, que é uma lutadora e defensora do empreendedorismo social, disse que a oferta vai ajudar as mulheres em situação de vulnerabilidade e também citou os casos de violência e os desafios enfrentados por muitas no dia a dia. "Eu não acredito que uma mulher consiga sair de um estado de violência doméstica, por exemplo, se ela não tem uma renda. É muito difícil, pelo convívio que temos visto, pelas conversas que temos com as pessoas. Então, isso é algo que vai ajudar muito, que se complementa", falou Ieda Chaves.

Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Rondônia, são mais de 94 mil empresas cadastradas como MEI, o que representa uma parcela significativa da nossa economia. Com isso, a deputada elogiou a iniciativa da União e comprometeu-se a promover a ação o quanto for necessário para as pessoas que fazem parte do CadÚnico e recebem o Bolsa Família.

"É necessário para justamente conseguirmos tirar mulheres da vulnerabilidade, porque elas não saem daquela situação por terem filhos pequenos e não terem uma renda para se sustentar. Sabemos que não é só isso, há outras situações também, mas já é um bom começo", reiterou a parlamentar.

Combate à pobreza

O lançamento contou com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. "O programa Acredita é um passo a mais em uma política de combate à fome, possibilitando a superação da insegurança alimentar. Junto com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), apoiamos a geração de renda por meio do emprego e do empreendedorismo para combater a pobreza", explicou o ministro.

Outros dados

A maior parte dos empreendedores (MEIs) atua com Serviços (45%) e Comércio (34%), áreas importantes que contribuem para o desenvolvimento de Rondônia. Em seguida, há cadastros nos setores de Construção, Indústria e Agropecuária, que representam uma parcela menor.

Registros

O evento contou ainda com a presença do prefeito da capital rondoniense, Hildon Chaves, e do representante do Banco da Amazônia (Basa) em Rondônia, Esmar Prado, além de outras autoridades e microempreendedores.


Siga no Google News

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem