Para a parlamentar, o encontro do movimento foi considerado muito produtivo como forma de conscientização e capacitação |
No último sábado (15), a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) participou, em Ariquemes, do 4º Encontro de Mulheres do Agro. O evento, realizado na sede da Associação dos Pecuaristas daquela cidade (APA), tratou de temas que proporcionaram ao público feminino um mergulho em áreas essenciais como contabilidade, gestão comercial e competência gerencial no mercado do agronegócio em Rondônia.
Para a parlamentar, o encontro do movimento foi considerado muito produtivo como forma de conscientização e capacitação, e ela considerou as temáticas como essenciais para as mulheres e importantes para toda a região. "Ele serve para colocar as mulheres empoderadas, para que entendam que todas podem estar em todos os lugares e onde nós pudermos e quisermos, além de capacitarmos para que a gente possa estar cada vez mais colaborando com emprego, renda e a economia do nosso estado".
De acordo com a empresária rural e líder das Mulheres do Agro em Rondônia, Antonielly Rottoli, o evento serve a cada edição como um incentivo aos investimentos no setor e, ainda, como uma forma de cobrança de mais políticas públicas. "Toda mulher que trabalha direta ou indiretamente pelo agronegócio é do Agro", reafirmou.
Legislação
Por fim, Ieda Chaves reforçou a necessidade de as mulheres se conectarem e o fortalecimento daquelas que atuam com a produção rural. Ela aproveitou para reiterar a busca constante por esse incentivo e o acompanhamento do setor. Com isso, lembrou que na última semana, foi sancionado o projeto de lei nº 5731/2024, que cria o "Dia Estadual da Mulher do Agronegócio" (22 de junho) no calendário oficial de Rondônia e a formação da Diretoria de Políticas Públicas, que deverá implementar mecanismos que incentivem a prática de atividades em vários aspectos. A proposta é de autoria do deputado estadual Cássio Gois (PSD) e teve o voto da parlamentar favorável no Plenário.
Palestras
As temáticas abordadas foram “Fortalecendo e Defendendo os Produtores Rurais: Atuação do Sistema CNA”, por Natália Fernandes; “Mulheres Gestoras, A Grande Diferença - Competência gerencial, o diferencial feminino”, com a facilitação de Vinícius Paiva; o tema “Gestão Comercial das Commodities” foi discutido por Andrea Cordeiro; por fim “Contabilidade e tributação no agronegócio” teve a abordagem com Fernanda Bueno. No encerramento, ocorreram happy hour e sorteio de brindes diversos.
Serviço
Para acompanhar as informações sobre o Movimento, acesse o perfil oficial.
0 Comentários