A Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde busca a valorização das pessoas que constroem o sistema público de saúde |
O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Porto Velho convida toda a população da capital e distritos para participar da II Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, na próxima quarta e quinta-feira (5 e 6), no auditório da Faculdade São Lucas, campus 2. A abertura do evento acontece a partir das 13h, e no segundo dia as atividades iniciam a partir das 8h.
A Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde busca a valorização das pessoas que constroem o sistema público de saúde, em suas dimensões continentais, que englobam mais de 4 milhões de trabalhadores brasileiros, de diversas profissões de saúde de nível técnico, médio e superior.
O evento reúne gestores, trabalhadores, profissionais da saúde e representantes da sociedade civil para avaliar a situação de saúde, fixar diretrizes da política de saúde, definir e priorizar propostas para melhorar a qualidade dos serviços para usuários e trabalhadores.
Denise Limeira, presidente do CMS, aponta que este tipo de conferência tem como objetivos principais a promoção de políticas públicas eficazes, a valorização dos profissionais do setor e a melhoria da qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população.
“Durante o evento, são realizados debates, palestras e oficinas que abordam pontos importantes relacionados ao tema central da conferência. As conclusões e recomendações formuladas nas conferências municipais, estaduais e nacional orientam as ações e políticas públicas, contribuindo para a melhoria do sistema de saúde em todas as esferas”, explica a presidente.A II Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Porto Velho é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), com o apoio do CMS. O tema deste ano é “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, e vai trabalhar três eixos principais, sendo:
1. Democracia, Controle Social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde;
2. Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: Uma agenda estratégica para o futuro do Brasil;
3. Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: A saúde da democracia para a democracia da Saúde.
SERVIÇO:
II Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Porto Velho
Data: 5 de junho, a partir das 13h e 6 de junho, das 8h às 18h
Local: Auditório da Faculdade São Lucas Educacional - Campus II
Endereço: Rua João Goulart, 666 - Bairro Mato Grosso
PROGRAMAÇÃO
5 de junho
13h - Credenciamento
14h - Abertura
15h - Apresentação da Divisão Gestora de Educação Permanente em Saúde de Porto Velho DGEP/SEMUSA
Conferencista: Angelita de Almeida Rosa Mendes.
15h15 - Palestra Eixo 1 Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão Conferencista: Dr. Robinson Cardoso Machado Yaluzan.
16h - Intervalo
16h15 - Palestra Eixo 2 - Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil
Conferencista: Dr. Marcuce Antônio Miranda dos Santos.
16h45 - Palestra Eixo 3 - Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde
Conferencistas: Dr. Cleson Oliveira de Moura e Dra. Janne Cavalcante Monteiro.
17h30 - Encerramento
6 de junho
8h - Abertura com apresentação cultural
8h10 - Organização dos trabalhos em grupo por eixo temático
13h - Intervalo
14h - Continuidade dos trabalhos
15h30 - Eleição de delegados para Conferência Estadual (salas específicas por segmento)
16h - Intervalo
16h30 - Plenária Final
18h - Encerramento
Texto: Semusa
Foto: Semusa