O exame de Papanicolau, conhecido como exame de citologia cervicovaginal, é fundamental na prevenção do câncer do colo do útero |
Em alusão ao Mês da Mulher, serão realizados nos dias 25 e 26 de março, gratuitamente, exames de Papanicolau e Mamografia para a comunidade e servidoras do Hospital de Retaguarda de Rondônia. A carreta do Hospital de Amor da Amazônia estará estacionada em frente ao hospital, em Porto Velho, e as interessadas devem comparecer à Gerência de Enfermagem do Hospital, entre 7h e 19h, com documento de identificação pessoal: Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH); cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência, até o dia 8 de março.
O exame de Papanicolau, conhecido como exame de citologia cervicovaginal, é fundamental na prevenção do câncer do colo do útero. A Mamografia é um exame essencial para a detecção precoce do câncer de mama.
O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha evidenciou que, o cuidado e a prevenção são essenciais para o bem-estar das mulheres. “A ação tem por objetivo cuidar das usuárias do SUS e servidoras que queiram realizar seus exames de forma gratuita”, destacou.
PAPANICOLAU
Requisitos: 25 a 64 anos
Impedimentos: mulheres fora da faixa etária recomendada; diagnosticadas com câncer de útero e em tratamento; atraso menstrual; realização de ducha vaginal; término da menstruação a menos de três dias da data do exame; uso de pomada ginecológica próxima à data do exame e ter relação sexual a menos de dois dias da data do exame.
MAMOGRAFIA
Requisitos: 40 a 49 anos de idade (anual) e 50 a 69 (a cada dois anos)
Impedimentos: mulheres fora da faixa etária recomendada; diagnosticadas com câncer de mama e em tratamento; realização de Mamografia há menos de 1 ano e estar grávida.
ATENDIMENTO
A expectativa é que sejam realizados 80 exames de Papanicolau (preventivo) e 120 Mamografias. Para mais informações, entrar em contato pelo WhatsApp (69) 99251-2446, com a Gerência de Enfermagem do Hospital de Retaguarda de Rondônia, na Rua Joaquim Nabuco, nº 2718, Bairro Areal, em Porto Velho.