OPINIÃO DE PRIMEIRA – QUARTA-FEIRA - 01.11.2023
COM 50 MILHÕES GARANTIDOS PARA DAR INÍCIO À OBRA, PREFEITURA ANUNCIA O PRONTO SOCORRO MUNICIPAL
Prestes a completar 110 anos - será em 2 de outubro do ano que vem – Porto Velho recebeu esta semana uma das notícias mais importantes dos últimos tempos. Já com 50 milhões de reais destinados (20 milhões pela então deputada federal Mariana Carvalho e mais 30 milhões que o serão por seu irmão, o atual deputado e coordenador da bancada federal, Maurício Carvalho), a Prefeitura de Porto Velho terá os recursos para dar início à uma obra história: seu Hospital de Pronto Socorro. As estatísticas negativas e históricas da maior cidade dos rondonienses apontam que somos a única Capital brasileira que não tem seu hospital próprio. Até nosso vizinho Rio Branco, capital do Acre, tem seu hospital municipal, agora ampliado para mais de 120 leitos, enquanto por aqui ainda dependemos do sempre superlotado João Paulo II, que é estadual. Com a construção do Heuro, que está momentaneamente paralisada, mas deve ficar pronta nos próximos dois anos, nossa Capital teria dois pronto socorros, um estadual e outro municipal. Pode até ter três, caso o João Paulo seja mantido com essa função. A construção do Pronto Socorro Municipal foi decidida há algum tempo, mas o prefeito Hildon Chaves só vai fazer o anúncio oficial em meados deste mês de novembro, num encontro com a imprensa no local onde o prédio será erguido, ao lado a Maternidade Municipal.
Não há ainda maiores detalhes sobre a futura obra, até porque alguns dos aspectos ainda estão em fase final de estudos. O que se sabe é que o Hospital será proporcional às necessidades de uma cidade como Porto Velho, terá equipamentos modernos e vai acabar, de vez, com a pecha que carrega, de ser a única Capital do país sem um hospital municipal. Depois da nova Rodoviária de dois andares; depois de 700 quilômetros de asfalto, junto com um pacote de obras que mudou a cara da cidade que comanda, Hildon Chaves quer também entrar para a História como o Prefeito que tirou Porto Velho dessa sina negativa de não ter como atender, em nível municipal, o seu povo. Mas vem mais por aí. Em breve, a Prefeitura da Capital vai anunciar a construção do seu Centro Administrativo, próximo à área do Espaço Alternativo. As notícias do que virá são boas para os porto-velhenses! O que está faltando ainda é bater o martelo para as Parcerias Público-Privadas, para obras de saneamento básico na cidade. A implantação do sistema de tratamento de esgoto, perto do zero e da ampliação da rede de água, já que apenas 30 por cento da cidade é atendida atualmente, precisam fazer parte deste pacote. Estamos ainda distantes, mas estamos no caminho!
ASSEMBLEIA APROVA REAJUSTE DO ICMS DE 17,5 PARA 19,5 EM SESSÃO QIE ENTROU NOITE ADENTRO
Basicamente com apenas um deputados votando contra - Delegado Rodrigo Camargo – a Assembleia Legislativa aprovou na noite desta terça-feira, o novo projeto do Governo, que aumentou de 17,5 para 19,5 por cento a alíquota do ICMS em Rondônia e não mais os 21 por cento anteriormente aprovados e sancionado pelo governador Marcos Rocha. A sessão do parlamento entrou noite adentro, com pronunciamentos iniciais de empresários, exigindo mais tempo para a discussão do assunto, novos estudos e sem aceitar o reajuste e, de outro, de representantes das forças de segurança pública, que serão beneficiados com reajustes, prometidos pelo governo, caso o projeto fosse aprovado. O deputado Luizinho Goebel, agora oposição, fez várias perguntas ao secretário Luiz Fernando, da Sefin , presente à sessão, sempre com críticas ao reajuste e à forma como ele foi feito. Camargo seguiu na mesma teoria, apresentando, por cerca de 20 minutos, argumentos alegando que o reajuste do ICMS seria desnecessário. A pressão das galerias, lotadas com representantes das polícias civil, militar, judiciária e bombeiros foi constante. A cada discurso a favor do reajuste, aplausos. Ao contrário, protestos e vaias. A tal ponto que o presidente Marcelo Cruz, que conduziu com competência e equilíbrio toda a complexa sessão, ter que avisar que mandaria retirar um dos presentes, que teimava em desrespeitar o fala dos deputados. Mas foi a exceção. No restante, toda a sessão decorreu dentro do maior respeito à democracia. Com a aprovação, o reajuste do ICMS para cerca de 30 por cento dos produtos comercializados, excluindo mais de 70 por cento deles, incluindo os da cesta básica, apenas para exemplificar.
DEPOIS DE UMA CAMPANHA CHEIA DE ATAQUES, MILHARES DE PROFESSORES VOTAM HOJE PARA ESCOLHER A NOVA DIRETORIA DO SINTERO
Depois de tantas baixarias, trocas de ofensas, registos policiais de um lado contra o outro, denúncias de corrupção e até chantagem, chegou o dia em que os professores do Estado terão o direito de escolher sua nova diretoria para os próximos anos. O grupo ligado à CUT e ao PT, que está no comando da entidade há mais de 33 anos, é sem dúvida o mais forte. Tema estrutura na mão, tem mais recursos e mais gente trabalhando. A oposição vem com força também, fazendo uma campanha eivada de denúncias contra seus oponentes, numa demonstração do que está em jogo não é o comando da maior entidade sindical do Estado, com milhares de associados, mas sim uma vitória política que apenas visa o poder. Num país em que a Educação, mesmo com bilhões de reais nos orçamentos dos últimos anos, tem piorado em qualidade, com alguns dos piores índices do Planeta, não se poderia esperar que um sindicato da categoria tivesse mais qualidade do que aquilo que, com o perdão do trocadilho, seus associados professam. Na eleição desta quarta, comanda a chapa da situação a professora Dioneida Castoldi, atual secretária geral da entidade. Ela lidera a Chapa 2. Pela chapa 1, de oposição, o comando é do professor Jean Dourado. Haverá 200 urnas, espalhadas pelo Estado, para receber os votos.
É DE ASSUSTAR! NOVENTA E CINCO POR CENTO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DESCONHECEM QUESTÕES SIMPLES DA MATEMÁTICA
Por falar em Educação, num sistema em que se prioriza debates e bate-bocas sobre banheiros comuns e ensino de gênero e doutrinação política, como questões das mais importantes, os resultados saídos das salas de aula são cada vez piores. Por exemplo: o Brasil está em último lugar em competividade; é um dos últimos do Planeta em desempenho dos estudantes. Noventa e cinco por cento dos alunos do ensino médio saem do ensino médio com conhecimento pífio em Matemática. Mais: segundo o presidente do Instituto Alfa e Beta, entidade que trabalha para fomentar e fortalecer o debate educacional no Brasil, há ainda uma questão assustadora. O presidente do Instituto, João Batista Araújo Oliveira, deu uma declaração bombástica e assustadora, recentemente. Segundo ele, os piores alunos do ensino médio estão se tonando professores. Tudo isso está acontecendo num país que, em menos de 20 anos, triplicou os investimentos em Educação. Para onde foi todo esse dinheiro? O que foi feito com ele? Por que apenas cinco por cento dos estudantes do ensino médio atingem conhecimentos mesmo que razoáveis em questões simples da Matemática? Por que são raros os estudantes que conseguem produzir um texto que tenha Sujeito, Verbo e Objeto Direto e que consiga interpretar um texto? Enquanto países muito mais pobres que o nosso avançam na questão educacional, estamos preocupados com ideologias e questões de sexo. Uma vergonha!
TROCA DE COMANDO NO PL: MARCOS ROGÉRIO AINDA NÃO FALA E BAGATTOLI EMITE NOTA SOBRE SUA SAÍDA DA PRESIDÊNCIA
Por ainda não ter sido oficializado pela Executiva do PL, apesar da decisão já ser pública, o senador Marcos Rogério preferiu ainda não se pronunciar sobre o assunto. Avisa que o fará quando tudo estiver preto no branco. Já o senador Jaime Bagattoli, no início da semana, emitiu nota sobre o assunto, já que ele foi substituído na presidência regional, sem que seuer alguma conversa tivesse ocorrido antes. Diz o comunicado de Bagattoli: “em respeito aos eleitores de Rondônia, venho aqui esclarecer o meu afastamento da presidência do PL em Rondônia, após decisão da executiva nacional do partido. Deixo a presidência do PL de Rondônia de cabeça erguida; com a certeza de que fizemos um bom trabalho e de que entregamos um partido mais forte e em sintonia com as demandas do povo do nosso Estado. Durante a nossa gestão, regularizamos mais da metade dos diretórios do PL em Rondônia, os habilitando eles para as eleições de 2024. Nessa caminhada somamos forças com homens e mulheres comprometidos com a verdadeira direita no país. Sigo trabalhando pelos interesses de Rondônia no Senado Federal e jamais abandonando os princípios que me trouxeram até aqui. Oficialmente, ao menos até esta terça-feira, não havia informações sobre os motivos da troca de comando do partido, mas nos bastidores da política se fala que tem muito a ver com a sucessão estadual.
CAI O DESEMPREGO NO PAÍS, ENQUANTO RONDÔNIA SE MANTÉM COM O MENOR ÍNDICE ENTRE TODOS OS ESTADOS BRASILEIROS
Mesmo com todas as incertezas, com as mudanças na política econômica, com a insegurança jurídica que se abateu sobre o país, o Brasil continua mostrando sua grandeza. Prova disso é, mesmo com todo esse cenário, o desemprego continua caindo. Nesta semana, o IBGE informou que tivemos, mno terceiro trimestre deste ano, a menor taxa de desemprego dos últimos nove anos. O índice bateu nos 7,7 por cento, representando que ainda 8 milhões e 300 mil brasileiros estão sem emprego. Desde 2014 não havia números tão positivos. Já em 2016, quando a então presidente Dilma Rousseff sofreu impeachment, o desemprego beirava os 14 milhões de pessoas fora do mercado de trabalho. Já em Rondônia, o cenário é bem mais alvissareiro. Há bastante tempo estamos liderando, em nível nacional, o percentual de menor número do desemprego, que os tecnocratas e defensores do politicamente correto chamam de “desocupação”, como se essa bobagem fosse mudar a realidade. Nas terras rondonienses, o percentual se mantém em 2,4 por cento, à frente de Estados com grande desenvolvimento, como Mato Grosso e Santa Catarina, apenas para dar exemplo sobre o segundo e o terceiro colocados no ranking. O grande avanço no emprego em Rondônia tem sido comemorado pelo governador Marcos Rocha, que destaca que os programas de investimentos, de busca de novos empreendimentos e o apoio ao setor produtivo, têm resultado na queda cada vez mais significativa dos níveis de desemprego em seu Estado.
FINALMENTE, COMEÇA A CONTAGEM REGRESSIVA PARA CONCLUSÃO DAS OBRAS DO HOSPITAL DE GUAJARÁ MIRIM
Enquanto Porto Velho caminha para ter dois hospitais de pronto socorro, um estadual e um municipal, o governo rondoniense começa a resolver um grave problema na área da saúde que afeta a cidade de Guajará Mirim há alguns anos. Finalmente, foi assinada a autorização para que a empresa que irá concluir a obra do Hospital da cidade, com a Ordem de Serviço, para que em breve o trabalho seja realizado. Quando totalmente concluído, o Hospital de Guajará-Mirim terá uma área total de 4.674 metros quadrados, com 50 leitos para adultos e 12 leitos pediátricos, além de dois consultórios, três salas para parto normal e duas salas para cirurgias e atendimento de emergência. A responsabilidade da obra é do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos – Unops, um organismo internacional das Nações Unidas, especializado em projetos de infraestrutura e que possui um Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria da Saúde (Sesau). O objetivo é fortalecer a saúde pública do estado de Rondônia. O acordo inclui, entre outras entregas, a finalização do Hospital de Guajará-Mirim e a conclusão do Centro de Medicina Tropical de Rondônia, o Cemetron. O governador Marcos Rocha anuncia que a obra, esperada há muito tempo pela comunidade de Guajará, será entregue no menor tempo possível. “Estamos fazendo todo o esforço para que todas as etapas sejam cumpridas e o Hospital de Guajará esteja concluído no menor tempo possível”, anunciou.
FISCALIZAÇÃO FLAGRA FURTO DE ENERGIA E CINCO “GATOS” SÃO DESCOBERTOS EM CONDOMÍNIO DE LUXO.
A fiscalização tem se ampliado, não só no centro da cidade como em vários bairros. Com apoio da Polícia Técnica, a Energisa tem descoberto uma série de irregularidades em relação ao furto de energia. E o crime ocorre também entre grandes consumidores e, ainda, entre moradores dos chamados condomínios de luxo, onde alguns proprietários, mesmo consumindo muita energia, fazem “gatos” nos seus medidores. Embora não divulgue os nomes dos que fizeram os desvios, que são considerados furto de energia, a empresa recorre à Polícia, registra boletins de ocorrência e os processos são abertos. Enquanto a maioria da população se esforça para pagar o que consome, estes moradores usufruem do serviço, usando de subterfúgios ilegais para pagarem menos, enquanto seus vizinhos e o restante dos consumidores são prejudicados, porque o valor final é dividido entre todos aqueles que não usam essas práticas ilegais. Na semana passada, num desses condomínios onde mora gente da alta classe e da alta classe média, a fiscalização detectou pelo menos cinco casos de “gatos” em residências. A equipe de Perícia Técnica confirmou as irregularidades nos medidores e foram registrados os boletins de ocorrência na Delegacia de Polícia. Os responsáveis serão chamados para prestar esclarecimentos sobre a prática da irregularidade. O furto de energia é crime. Comprovado o delito, o envolvido pode ser condenado a penas de prisão, pesadas multas e ainda condenado a pagar todos valores retroativos, correspondentes ao período fraudado.
PT DA CAPITAL ESCOLHE SEU NOVO COMANDO E SE PREPARA PARA ENFRENTAR A ELEIÇÃO MUNICIPAL NO ANO QUE VEM
Se fosse diferente, não seria o PT. O Diretório Municipal de Porto Velho está dividido entre algumas lideranças e duas delas (o atual presidente, Ramon Cujuí e Israel Trindade, que representa o grupo que aspira o comando do partido) vão disputar o segundo turno da eleição interna, no próximo dia 12. No primeiro turno, Trindade ganhou fácil, com quase o dobro dos cerca de 700 filiados que participaram da votação. Os dois agora disputam os eleitores o terceiro colocado, Sid Orlens. Cujuí comanda o partido e, depois de Fátima Cleide, é considerado um dos nomes mais quentes entre os petistas para disputar a Prefeitura, no ano que vem. Israel surge como um nome novo no contexto do partido, que desde a perda da Prefeitura, depois do governo bem sucedido de Roberto Sobrinho, não conseguiu mais espaço político na Capital e na maioria das cidades do Estado. Com a volta de Lula ao poder e do petismo, em nível nacional, a volta do PT como um partido importante já é uma realidade. A eleição municipal de 2024 se tornará um momento importante para que o partido volte a ocupar um espaço de destaque na política regional. Para isso terá que buscar nomes populares, para enfrentar um eleitorado que, na última eleição, demonstrou ser 70 por cento de direita. Conquistar a Prefeitura de Porto Velho seria um grande avanço. Em Ji-Paraná, o segundo colégio eleitoral do Estado, já se fala no nome da deputada estadual Cláudia de Jesus, a única petista no parlamento rondoniense.
PERGUNTINHA
Qual sua opinião sobre a decisão do governador Tarcísio de Freitas, de ter mandado demitir os líderes de uma greve política e considerada ilegal pela Justiça, promovida por membros do PSOL no metrô, que paralisou a cidade de São Paulo?