RESENHA POLÍTICA-ROBSON OLIVEIRA
INTROMISSÃO
É absurdamente indigno os prepostos do prefeito Adailton Fúria (de Cacoal) na Câmara Municipal descumprirem uma decisão judicial oriunda da Suprema Corte para impedir que o vereador Valdomiro Corá assuma as funções de presidente do Legislativo Municipal. Ao enxerir-se nos assuntos típicos das funções presidenciais o vereador Magnison Mota usurpa poderes que obviamente não possui.
IMISCUIR
Para entornar esse caldo de ilegalidade e desvio de funções, eis que um oficial militar lotado em Cacoal também decidiu intervir no caso para supostamente cumprir ordem flagrantemente ilegal atendendo aos interesses do grupo de edis ligado ao perfeito Fúria que, coincidentemente, é adversário do vereador Corá.
‘REIZINHO’
A oposição reclama do prefeito Fúria exatamente pela volúpia com que lida com o poder. Algumas dessas críticas, invariavelmente reprovam a postura que o alcaide adota na administração municipal, como se o município fosse uma “capitania hereditária” onde ele dispõe do que quer e faz somente o que lhe convém. O Judiciário tem imposto limite aos excessos de Fúria que, aliás, tem sido instado a prestar esclarecimentos sobre atos na administração de Cacoal. Ao que parece, o rei tende num futuro próximo a ficar desnudado...
VACINAS
Uma fonte privilegiada da coluna revelou em “off” que os contratos da Sesau no período da pandemia estão com investigações bem adiantadas e em pouco tempo autoridades vão ser responsabilizadas com extensão ao espectro político. No Departamento de Estradas e Rodagens uma outra investigação está também bem avançada pelos órgãos de controle, referente a contratação de máquinas pesadas que trabalham por horas avençadas.
SIGILO
Embora a assessoria do senador Jaime Bagatolli (PL) desdenhe da investigação judicial que tramita na Justiça Eleitoral com a denúncia de abuso poder econômico e por suposto Caixa Dois, os atos processuais estão avançados e nos próximos meses maduros para julgamento. Segundo os autos, liberados do sigilo, o senador teria doado cem mil reais, sem a devida prestação, para a campanha do pupilo ariquemense Tiziu, candidato a deputado federal.
CAIXA 2
Para não incorrer em crime eleitoral e complicar sua situação jurídica, o senador Tiziu informou os recursos recebidos ao Tribunal Regional Eleitoral. No cruzamento das prestações de contas, a bagatela doada por Bagatolli não estava declarada à corte eleitoral. O crime se amolda às condutas vedadas pela Legislação Eleitoral que tem causado inúmeras cassações país afora. Apesar dos instrumentos judiciais disponíveis aos órgãos de fiscalização, a prática dos “recursos não contabilizados” ainda é de difícil comprovação, exceto quando um dos envolvidos informa o ocorrido, como é o caso. Não adianta o entorno do senador escornar dos fatos porque a tipificação provavelmente tem condão de limar o mandato senatorial.
EXTREMISMO
Jaime Bagatolli é um daqueles parlamentares eleito pelo voto colhido nas urnas eletrônicas, mas que insiste no mesmo extremismo ideológico de que as urnas que o elegeram podem ser fraudadas. No entanto, esconde do eleitor que para ser eleito tenha supostamente utilizado de métodos reprováveis pela lei que ele jurou respeitar.
DESIMPORTANTE
Bolsonarista empedernido, Jaime Bagatolli não costuma ceder às evidências para justificar um discurso altamente dissonante da realidade. Perdendo o mandato por crime eleitoral não fará falta ao Congresso Nacional nem aos interesses de Rondônia. É um daqueles congressistas do baixo clero que passa despercebido nas comissões temáticas, exceto quando defende posições políticas consideradas predatórias ao Meio Ambiente. É um parlamentar desimportante em se tratando dos grandes temas do interesse popular.
REGOZIJO
Convalescendo de uma intervenção cirúrgica no coração, aproveitou uma visita de Bolsonaro ao hospital em que estava internado para demonstrar todo seu regozijo com a deferência do mito que sempre lhe devotou amizade.
FALASTRÃO
Lula é sem dúvida o grande líder da atualidade no Brasil e no exterior, além de exercer pela terceira vez a presidência com ações arrojadas com reflexos positivos na economia e nos programas de inclusão social, ele fala pelos cotovelos. Todas as boas ações administrativas do governo federal, inclusive no campo do respeito institucional na relação entre os demais poderes, não são passaporte diplomático para que Lula possa falar a asneira que der naquela cabeça chata.
BAZÓFIA
A fala de Lula sugerindo que os votos dos ministros do STF voltem a ser sigilosos é uma ignominia que vem na contramão da lei da transparência. Embora seja um bom presidente, Lula excede nos verbos e predicados feito um falastrão boçal. O ex-presidente adorava uma bazófia, Lula deveria nos poupar da lembrança.
EFICIÊNCIA
Com o objetivo de selecionar projetos inovadores de eficiência energética e uso racional de energia elétrica, a Energisa abriu as inscrições para a chamada pública de projetos com esse enfoque, destinados a clientes da área de concessão da distribuidora ligados aos setores de comércio, serviços e poder público.
REGRAS
Conforme o edital, publicado na última segunda-feira (4), mais de 6,5 milhões de reais serão destinados para o projeto somente em Rondônia. Os interessados em participar do certame devem encaminhar os seus projetos para a Energisa até o dia 06 de novembro. As informações completas podem ser acessadas pelo link https\\energisa.gestaocpp.com.
INVESTIMENTOS
São mais de 50 milhões de reais que a Energisa investiu em projetos de eficiência energética no estado, incluindo toda a modernização da iluminação pública com a colocação de LED, substituição de equipamentos de refrigeração por modelos mais robustos e instalações de sistemas fotovoltaicos, especialmente nas comunidades mais distantes. Foram ações que incentivaram uma economia de energia e que colaboram na promoção da sustentabilidade ao reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera. Cumprindo sua função de empresa com responsabilidade ambiental.