Entre os dias 18 a 22 de setembro, acontecerá a XIII Semana Nacional da Efetividade da Execução Trabalhista. Para este ano, a Justiça do Trabalho adotará o aplicativo JTe, que auxiliará a advocacia nos aspectos legais dos casos, como também as partes envolvidas no processo.
De acordo com Aline Silva, secretária-geral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO) e presidente da Associação Rondoniense dos Advogados Trabalhistas (Aronatra), o JTe é uma ferramenta que agilizará a execução de processos trabalhistas. “A conciliação é um meio extrajudicial de solução de conflitos. Para a advocacia, a aplicabilidade deste aplicativo facilitará para as partes que desejam iniciar um processo de conciliação. O aplicativo é de fácil uso, possuindo um passo a passo detalhado de todo o processo”, destaca Aline Silva.
Para o presidente da OABRO, Márcio Nogueira, o uso de ferramentas como o JTe, permite aos profissionais do direito trabalhista iniciar e realizar os processos de conciliação de forma remota. “A advocacia trabalhista poderá ter acesso às informações e recursos sobre o processo de conciliação, além de compartilhar documentos com as outras partes envolvidas no processo, além rastrear o progresso da conciliação, explica Márcio.
Para a melhor compreensão do uso do JTe, o Tribunal Regional do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT – 14) está disponibilizando um sítio eletrônico para que a advocacia trabalhista entenda a funcionalidade do novo sistema. Acesse JTE – Conciliação – Documentos Google.