Com vistas ao desenvolvimento econômico, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil), participou na última segunda-feira (10), da reunião que integra a Agenda de fortalecimento do Corredor Interoceânico Amazônia Ocidental. O encontrou ocorreu no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) e recebeu diversas autoridades políticas e setor produtivo, além de representantes do Acre e do país vizinho, o Peru.
Durante sua fala, a parlamentar defendeu a necessidade de articular meios para que o projeto seja viabilizado para os dois estados, pois a integração através da Rodovia Interoceânica Sul que ligará os estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso, Rondônia com os portos no Peru, por meio do Oceano Pacífico.
“A gente realmente acredita que a união do Atlântico com o Pacífico vai beneficiar não só a nossa região. Acredito que todo o país. Uma vez concretizando esse corredor a gente pode aumentar também o mercado consumidor aqui da região Norte para que a gente não precise ficar apenas exportando commodities, mas também atrair também mais empresas e indústrias à nossa região”, contribuiu Ieda Chaves.
Os Estados
O vice-governador e secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sergio Gonçalves, apresentou um balanço com informações do progresso estadual desde 2019, intitulado “Potencialidades e balança comercial de Rondônia”. “Esta estrada vai nos dar acesso a novos mercados que vão entrar no radar por meio de oportunidades e exportações, promovendo o encurtamento de distâncias e de custos”, declarou.
Já o titular da Secretaria de Estado Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict/AC), Assurbanipal Mesquita, com este projeto é um novo passado para contribuir com o progresso dos estados do Acre e de Rondônia fazendo uso da Área de Progresso Sustentável (APS). “É a chance de diminuir as distâncias até a Ásia e criar opções logísticas para o setor produtivo, bem como atrair atenção para nossa rota, a fim de debater o avanço regional”, complementou.
Encaminhamos
A deputada de Rondônia sugeriu a criação de uma comissão para atuar junto com as bancadas federal e estadual dos estados envolvidos. A proposta foi aceita e ainda recebida as ideias de ampliar a divulgação dos corredores rumo ao Pacífico, derrubar os entraves, iniciar tratativas para dispor de um voo para atender os estados do Acre, Amazonas e Rondônia com o Peru.
Registros
Participaram ainda, os deputados estaduais Ribeiro do Sinpol (Patriota), Delegado Lucas Torres (PP), Alex Redano (Republicanos), os deputados federais Cristiane Lopes e Maurício Carvalho, ambos do União Brasil, o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Luiz Gonzaga (PSDB) e demais parlamentares daquele Estado, o superintendente da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), Gilberto Batista, entre outros participantes.
0 Comentários