Os investimentos em aparelhamento e modernização, além do aumento na capacidade de enfrentamento à criminalidade direcionados às forças policiais de Rondônia, são considerados marcas prioritárias do governador coronel Marcos Rocha para o fortalecimento da Segurança Pública, refletindo, positivamente, no desencadeamento de operações policiais com ações eficientes e estratégicas.
Prova do reflexo positivo podem ser comprovados nos balanços de ações contra o cirme desencadeadas nos últimos dois anos. Somente em 2021, foram 121 operações que resultaram em 587 pessoas presas ou conduzidas. No primeiro semestre deste ano, já foram computadas mais de 179 ações, conforme dados apresentados pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania - Sesdec.
Operações tais como as denominadas Ecstasy; Esculapio; Fachada; Ludomania; Basalto; Canaã; Draco; Paz no Campo; Hórus; Sem Fronteira, e outras foram desencadeadas pelas forças policiais do Estado, bem como as definidas para combater e prender membros de facções criminosas, com uso de tecnologia, aliadas ao serviço de inteligência da Segurança Pública do Estado.
MELHORES CONDIÇÕES
O reforço no aparato tecnológico e aquisição de novas viaturas e armamentos são considerados importantes para garantir melhores condições de trabalho das polícias. O coronel Marcos Rocha é conhecedor quando o assunto é Segurança Pública com a experiência de ter atuado por mais de duas décadas na Polícia Militar de Rondônia.
“Investimos em tecnologia e condições melhores para que as forças policiais do Estado possam combater a criminalidade de forma firme e com maior segurança para cada policial. Garantimos condições para as polícias e, principalmente, buscamos a valorização profissional. Estamos entre as melhores polícias do país e devemos isso ao compromisso e comprometimento de cada policial, seja militar, civil ou da perícia técnico-científica”, argumentou o coronel Marcos Rocha ao destacar os resultados das operações policiais.
Marcos Rocha reforça o compromisso de se investir na Segurança Pública e deixa claro que todos os investimentos têm um grande objetivo, que é salvaguardar (ou preservar) a vida de nosso maior patrimônio, que é a vida de cada um dos integrantes das forças policiais de Rondônia.
A SEGURANÇA PREVALECERÁ
As operações policiais não irão cessar. A orientação do coronel Marcos Rocha de manter a população mais segura é seguida à risca pela Sesdec. Definido pelo secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, José Hélio Cysneiros Pachá, a Segurança Pública tem intensificado operações específicas da Polícia Militar, Polícia Civil ou integradas com outros órgãos, como Secretaria de Justiça; Corpo de Bombeiros Militar; Polícia Rodoviária Federal; Polícia Federal e outros fazendo com que se reduza a criminalidade. O aparelhamento e capacitação, bem como a valorização fizeram com que as tropas policiais pudessem dar um enfrentamento à altura e trouxessem os resultados esperados pela sociedade.
As ações desencadeadas pelas policiais previnem e reprimem o crime. Operações específicas contra facções criminosas já levaram mais de 100 pessoas presas ou conduzidas por envolvimento com a criminalidade. Para o coronel Marcos Rocha, as polícias de Rondônia estão trabalhando incansavelmente para trazer a segurança que todos merecem e as ações não irão parar, pois a segurança de cada cidadão tem sido prioridade.
SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA
Além de reforçar a questão da Segurança Pública, o secretário da Sesdec explica que, independente das operações policiais, a gestão do coronel Marcos Rocha avançarão ainda mais com as tratativas para que seja firmado um Termo de Cooperação com a Polícia Federal para que ocorra a união dos serviços de inteligências, tanto da esfera estadual quanto federal, visando aumentar a capacidade de monitorar e acompanhar as organizações criminosas na área urbana e na rural. Esse ajustamento está sendo analisado pelo Ministério da Justiça.
EMPENHO CONTRA O CRIME
Ao tecer comentário sobre as ações policiais, o diretor-geral da Polícia Civil, delegado Samir Fouad Abboud destaca se tratar do empenho das forças policiais, somado ao comprometimento do governador coronel Marcos Rocha, que direcionou ações do Governo com recursos destinados às aquisições de viaturas; armas e munições; combustível; material de inteligência; e, agora com o concurso público em andamento.
Coronel Marcos Rocha é categórico ao afirmar que todos os esforços e empenho serão direcionados para a Segurança Pública do Estado, dando sequência a constantes operações policiais em prol da sociedade, com reforço e condições ao policiamento somado ao serviço de inteligência, que resultem em ações mais precisas e rápidas contra a criminalidade.