COLUNA LENHA NA FOGUEIRA- Banda do Vai Quem Quer pode desfilar em 2022

PORTO VELHO Tempo

COLUNA LENHA NA FOGUEIRA- Banda do Vai Quem Quer pode desfilar em 2022

Compartilhe no WhatsApp

 Por Zekatraca


O presidente da Fundação Cultural de Porto Velho – FUNCULTURAL Marcio Miranda, convidou a presidente da Banda do Vai Quem Quer Siça Andrade para um bate papo quase que informal.

***********

Na realidade, só não foi informal porque a cena aconteceu no gabinete do presidente da Funcultural o que torna o encontro oficial!

************

O objetivo do convite (bate papo), foi saber se a Banda do Vai Quem Quer vai desfilar no carnaval de 2022. Marcio Miranda garantiu que a consulta tem a ver com a verba que será colocada no orçamento para o carnaval de 2022.

 

************

Acontece que o orçamento da Funcultural para o carnaval tem dois parâmetros: Com o desfile da BVQQ e sem o desfile da BVQQ.

***********

Quer mais detalhes: Com a Banda desfilando o orçamento precisa ser maior, uma vez que as despesas com a segurança (oficial), entre outras, são maiores e tem mais, a deputada Mariana Carvalho vai disponibilizar através de emenda parlamentar, uma boa grana para a Funcultural realizar o carnaval de 2022.

**********

Nesse ponto observo alguma coisa boa para a Federação das Escolas de Samba de Porto Velho. Não sei se a direção da FESEC já foi convidada para também conversar sobre os desfiles carnavalescos das nossas escolas de samba em 2022.

**********

Porém, minhas fontes confirmam, caso a Pandemia provocada pela COVID 19, esteja controlada até dezembro deste ano ou no mais tardar até janeiro de 2022, a prefeitura de Porto Velho através da Funcultural pretende realizar um dos maiores carnavais de Porto Velho.

**********

Apesar de não ser do nosso tempo, mas, pelo que tomamos conhecimento através de publicações antigas; um dos maiores carnavais já realizado no Brasil, foi justamente o que aconteceu após a pandemia da Gripe Espanhola que começou em 1918.

************

Na realidade, estamos falando do Carnaval de 1919: “carnaval que sucedeu a chegada da gripe espanhola é considerado por alguns, como o maior da história, acreditam que ele somente poderá ser superado pelo carnaval pós covid 19.

*************

Pelo menos o presidente da Funcultural Marcio Miranda já está trabalhando para que isso aconteça.

 

Por falar em carnaval: Hoje o REI DO CARNAVAL portovelhense, WALDEMIR PINHEIRO DA SILVA – nosso querido amigo e parceiro de composição BAINHA está completando 83 anos de idade.

***********

Nosso grande compositor/sambista, nasceu no Real Forte do Príncipe da Beira em Costa Marques e foi criado em Porto Velho, justamente no KM-1.

***********

Na realidade, hoje é o aniversário do SAMBA de Porto Velho. BAINHA meu amigo, Parabéns por mais um ano de vida.

***********

E viva o SAMBA!



Dia de Feira – Um documentário sobre o amor de uma família pelas suas origens

 

 

Ontem (10) à tardinha, atendendo convite da historiadora, servidora do Tribunal de Justiça Cecileide uma amante da nossa história, participei de uma conversa descontraída, que contou com a participação da Ana Célia minha esposa, da Sabrynne Senna – Maestrina da Cantadô Produções e do cinegrafista Saul Ribeiro no espaço Calçadão Manelão no Mercado Cultural. Durante nossa conversa fui convidado a gravar depoimento, falando sobre meu conhecimento sobre as Feiras e Mercados que existiram e existem em Porto Velho.

A gravação fará parte do documentário que está sendo produzido pela Cecileide que deve ser exibido no próximo dia 7 de setembro, no “Mercado do Peixe” (Cai N’agua).

A respeito do documentário Cecileide fez o seguinte comentário:

“Dia de Feira é um documentário que surgiu do amor de uma família pelas suas origens. Da vida no sertão do Ceará às portas que se abriram na Amazônia, conheceremos as trajetórias de dona Maria de Lourdes da Silva e seu Cícero Correia da Silva, um dos fundadores da famosa Feira do Cai n’Àgua.  Nessa viagem ao passado, poderemos visitar a história da nossa terra pela perspectiva de uma das muitas famílias que aqui encontraram seu caminho e contribuíram para o crescimento de Porto Velho/RO. Vem com a gente visitar essas memórias”. 


Siga no Google News

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem