Com intuito de atestar a regularidade quanto ao funcionamento dos postos de combustíveis, o Governo de Rondônia, por meio do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), realizou, na última quinta-feira (8), em Porto Velho, a operação “Petróleo Real”, que faz parte da mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por intermédio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) e da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).
De acordo com o coordenador Estadual do Procon, Ihgor Jean Rego, a operação foi deflagada em âmbito nacional, de forma simultânea em todo o país. O intuito maior é acompanhar o funcionamento dos postos de combustíveis, atestando a qualidade do produto, para saber se o que está sendo comercializado e de fato o que está sendo entregue ao consumidor.
“Na operação, avaliamos a quantidade, qualidade e o preço, que também é um dos instrumentos importantes para a fiscalização na qual nós acompanhamos, inclusive a fixação das placas que possuem informações sobre a composição de custos, considerando o preço da compra das distribuidoras e os impostos incidentes. Uma operação específica que resultou em dez postos fiscalizados nesta última quinta. Isso porquê cada uma tem a duração em torno de uma hora. E nós tentamos ampliar ao máximo a fiscalização, atingindo o maior número de postos de combustíveis para identificar possíveis irregularidades”, detalhou Jean Rego.