ARIQUEMES- Prefeitura anuncia retorno das aulas presenciais para o dia 16 de agosto

PORTO VELHO Tempo

ARIQUEMES- Prefeitura anuncia retorno das aulas presenciais para o dia 16 de agosto

Compartilhe no WhatsApp


A Prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretaria Municipal de Educação – Semed, apresenta o plano de retorno das aulas presenciais da rede pública de ensino.



De forma colaborativa com representantes de vários seguimentos da sociedade, as escolas elaboraram seus planos de retorno, respeitando as medidas sanitárias necessárias, propondo práticas pedagógicas que contemplem o retorno das aulas presenciais de forma a garantir a independência, o crescimento e uma melhor qualidade de vida, com estratégias de acolhimento aos estudantes e professores.

REGRAS

Seguindo todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos estudantes, professores, e demais trabalhadores da educação, o plano contempla todas as orientações e exigências estabelecidas pela Vigilância Sanitária, a qual aprovou todas as estruturas da rede escolar do município.

Com previsão do retorno das aulas presenciais para o dia 16 de agosto, a Semed tem intensificado as orientações aos professores e demais profissionais da rede de ensino público municipal.

Uma campanha de mídia também deverá ser divulgada nos próximos dias, para colaborar com as orientações junto aos pais, estudantes e a população como um todo.

De acordo com plano apresentado pela Semed, nas escolas urbanas e polos o retorno de todos os estudantes do Ensino Fundamental I e II, será em forma de revezamento, em dias alternados, desde que não exceda o limite de 50% do total do número de estudantes por turma, garantindo o distanciamento.

Será adotado o período de adaptação para todos os anos escolares, evitando aglomeração no espaço escolar, onde o atendimento terá horário reduzido de 2 a 3 horas. A Educação Infantil será a última etapa a retornar suas atividades.


Seguem as orientações aos estabelecimentos de ensino para o retorno das aulas:


Observar o distanciamento (1,5m a 2m) de estudantes dentro de sala e no pátio da escola;


A temperatura será aferida na recepção da escola e ao ser detectada a temperatura acima de 37.5 o responsável será orientado a procurar ajuda médica, para o retorno das atividades escolares presencial, será necessário apresentar o atestado médico com a liberação;



Caso o estudante apresente sintomas da COVID-19, durante o período de aula, será encaminhado a uma sala adaptada que servirá como local de isolamento para até que os pais ou responsáveis possa buscá-lo na escola, para o retorno das 23 atividades escolares presencial, será necessário apresentar o atestado médico com a liberação;


Cartazes, banner, orientações fixadas nas paredes devem ser confeccionados com material que possibilite a higienização, pelo menos uma vez ao dia;



Demarcar no chão da sala de aula o distanciamento entre o conjunto de carteiras;


Considerar a limitação de acesso, reduzindo o número de entradas, para melhor controle e fluxo, sem deixar de estar atento à possível aglomeração de pessoas evitando filas;



Utilizar álcool em gel;

Colocar demarcações nos espaços externos para manter o distanciamento;


Adequar os escovódromos para ser utilizado como lavatório de mãos;



Instalar suporte com papel toalha para secagem de mãos;


Construir nas escolas que não possui escovódromo local para higienização das mãos;



Realizar controle de temperatura com estudantes professores e visitantes;


Aplicar medidor de temperatura (termômetro infravermelho para o corpo);



Fornecer no mínimo duas máscaras para cada aluno;


Instalar dispensadores de álcool em gel nos corredores e sabão nos banheiros e lavatórios;



Instalar lixeiras de pedal em diferentes espaços da escola;


Não será permitido realização de festinhas, eventos que gerem aglomeração de pessoas no espaço da escola.



Fonte:Assessoria

Siga no Google News

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem