O feriado da Semana Santa irá alterar o funcionamento de alguns serviços públicos em Porto Velho, a partir desta quinta-feira (1), mas sem afetar a abertura dos supermercados. Na sexta-feira (2), boa parte do comércio e os bancos fecham.
De acordo com a Fecomércio, na sexta-feira é considerado feriado somente na capital, conforme os termos da Lei municipal nº 190/1980. Já no interior, só será feriado se houver lei municipal que assim determine, ou seja, o comércio pode abrir.
Governo
O governador Marcos Rocha não decretou ponto facultativo nas administrações estaduais na quinta-feira (1). Na sexta-feira (2), funcionarão apenas os serviços essenciais.
Entre a sexta-feira e o domingo, um novo decreto permitiu o funcionamento de estabelecimentos que comercializem produtos da Páscoa e chocolates até as 21 horas, com limitação de 30%.
Ainda segundo o decreto, as galerias, shopping centers e centros comerciais somente funcionarão com as lojas que vendem produtos da Páscoa e chocolates, durante o período.
Prefeitura da Capital
O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, decretou ponto facultativo, na próxima quinta-feira (1º), nas repartições e órgãos públicos, inclusive nas autarquias e fundações, exceto os serviços considerados essenciais. A medida não interfere no funcionamento do comércio local.
Tribunal de Justiça
De acordo com a assessoria, não haverá atendimento na quinta-feira (1) e na sexta-feira (2).
Ministério Público
Não haverá atendimento ao público na quinta-feira (1) e na sexta-feira (2).
Casas Lotéricas
O atendimento será normal na quinta-feira (1), e fecham na sexta-feira (2). Como não podem funcionar no sábado por conta do decreto estadual, retornam na segunda-feira.
Supermercados
Os supermercados Irmãos Gonçalves, e Atacadão informaram que estarão funcionando normalmente na quinta-feira (1) e sexta-feira (2), das 6 horas às 20 horas.
Bancos
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias abrem normalmente na quinta-feira (1) e fecham na sexta-feira (2).
Shopping
A administração informou que irá funcionar na sexta-feira (2) apenas com serviços essenciais, das 13 horas às 21 horas. A venda de alimentação será apenas por delivery, das 12 horas às 21 horas. As lojas e quiosques estarão fechados.
Serviços essenciais
Os serviços emergência e urgência, como saúde, segurança, coleta de lixo e limpeza, continuam sendo prestados normalmente.